Peso nacional na eleição em Fortaleza

Apesar das desavenças entre PT e PDT a nível nacional, no Ceará os partidos têm mantido diálogo constante e mantém aliança eleitoral em cidades importantes

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

Nacionalmente, as relações entre PT e PDT não demonstram indicação de parceria política ou eleitoral em 2020. Ainda há ruídos que separam os dois partidos depois dos embates de 2018. O caso do Ceará, entretanto, mostra que o clima de rompimento total que se anunciava há dois anos, não é bem assim. Embora na Capital os partidos saiam com candidaturas separadas, as legendas mantêm parceria em cidades estratégicas do Estado e mesmo no caso da Capital, as duas candidaturas foram lançadas após conversas entre os seus líderes, em âmbito local e nacional, e houve pacificação no sentido de não haver embates ásperos para que haja um clima de aliança em um provável segundo turno. Em Fortaleza, o embate eleitoral, que envolve Ciro e Lula, será observado também pelo presidente Jair Bolsonaro. Os três, de olho em 2022.

Articulação recente

Na edição do Diário do Nordeste no último dia 10 de setembro, a repórter Letícia Lima relatou em reportagem os detalhes dos bastidores da relação entre PT e PDT, que mantêm parceria em cerca de 30 municípios cearenses. O movimento pré-eleitoral que chegou ao fim com as convenções partidárias acabou contribuindo para aparar arestas entre as legendas, em articulação lançada pelo governador Camilo Santana que se divide entre a parceria com os irmãos Cid e Ciro Gomes e seu partido.

Rusgas suspensas 

Também não é por coincidência, e nós já abordamos isso nesta coluna, que Ciro e Lula pararam de trocar farpas por meio de declarações públicas. E houve, no Ceará, gestos de entendimento. Em Caucaia, o ex-ministro deixou de lado o PDT local, que declarou apoio à reeleição de Naumi Amorim (PSD), para endossar a campanha do petista Elmano de Freitas, fazendo a costura da chapa com o PP. Do lado petista, antes mesmo da convenção, já se tinha notícia de que não haveria um confronto, por parte de Luizianne, em relação ao PDT que ocupa a Prefeitura da Capital. E a previsão se confirmou.

Previsões

Durante a última semana, ao relatar as composições que saíram das convenções no Nordeste, veículos da mídia nacional chegaram a noticiar que os atritos entre Ciro e Lula seriam uma das tônicas da campanha eleitoral na Capital cearense. Ao que saiu das últimas articulações, entretanto, não há indicações que isso vá acontecer, pelo menos, por enquanto. 

Fortaleza ao centro

Fortaleza, sem dúvida, será uma cidade cujo cenário eleitoral será observado por líderes nacionais de olho em 2022. Ainda é uma incógnita a participação dos mesmos na campanha. Ciro estará envolvido por razões óbvias. Mas entre os petistas, entretanto, não há certeza de que Lula venha ao Ceará, até por conta das condições da pandemia. Já em relação ao presidente Jair Bolsonaro, não está claro que postura ele irá adotar diante do quadro da disputa em Fortaleza. Os dois candidatos mais alinhados ao presidente, caso de Capitão Wagner (Pros) e Heitor Freire (PSL), até o momento, não dão indicativos da presença dele por aqui. Há até uma certa curiosidade para saber de que maneira os dois irão usar ou até se vão usar a imagem do presidente na disputa pelos votos na Capital.