Peso do voto dos indecisos pode mexer com os rumos da disputa em Fortaleza

Ao passo que apresenta a preferência do eleitorado de Fortaleza em relação aos candidatos a prefeito, a pesquisa Ibope, contratada pela TV Verdes Mares, revela também um percentual considerável de eleitores ainda indecisos, ou seja, estes podem ainda influir decisivamente no resultado da eleição e devem ser alvo da investida dos candidatos. Na intenção de votos espontânea, em que o instituto questiona o eleitor sobre em quem votaria, mas não apresenta nomes, o total de entrevistados que não sabem ou preferiram não opinar chega a 37%, um percentual considerável e em uma eleição atípica, cujo comparecimento às urnas pode ser afetado pela pandemia, dependendo de como esteja a situação. Este percentual revela ainda que a corrida pela Prefeitura da Capital está aberta e as estratégias de cada uma das campanhas têm que considerar isto. Na espontânea, é bom que se diga, Capitão Wagner (Pros) lidera com 16%, seguido por Luizianne Lins (PT), 14%, e Sarto (PDT), 9%. Os mesmos que estão melhor colocados na estimulada.

Repercussão

Ainda no campo dos indecisos, o dado ainda mais relevante para a disputa entre os candidatos é o recote do eleitorado jovem, de 16 a 24 anos. Nessa faixa etária, há o maior índice de indecisos, com um total de 51%. Ou seja, mais da metade dos entrevistados nesta faixa etária ainda não definiram em quem irão votar nas eleições do dia 15 de novembro. Essa realidade indica que há um flanco a ser desenvolvido pelos candidatos e isso passa, invariavelmente pelo ambiente digital, cuja mensagem tem que ter um direcionamento na forma e no conteúdo de uma nova geração. Entre 45 e 54 anos, está a segunda faixa etária com mais indecisos: 37%.

Sem interesse

Após a 112ª Zona Eleitoral de Fortaleza indeferir, na última quarta, o pedido registro de candidatura de José Loureto, do Partido da Causa Operária (PCO) , a agremiação não recorreu da decisão até o fim do dia de ontem. Desde o início da campanha, inclusive, a agremiação não tem demonstrado nenhum interesse em participar realmente do pleito. Não houve comunicação de atos de campanha, muito menos movimentação em redes sociais. José Loureto sequer informou algum site à Justiça Eleitoral.

Reforço federal

Foto: Thiago Gadelha

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) enviou nesta semana, um ofício ao governador Camilo Santana comunicando a decisão da corte de solicitar reforço de tropas federais para a segurança da Eleição do dia 15 de novembro na Capital e em outros dez municípios do Estado. Apenas após a resposta do Estado é que o pedido é encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, a quem cabe a decisão final.



Assuntos Relacionados