Na pré-campanha, PDT faz movimentos atípicos

Desde as primeiras conversas sobre o sucessor de Roberto Cláudio, o partido apresentou um panorama de ter candidato próprio

O PDT, que se prepara para indicar um pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, fez movimentos de sinalização para partidos aliados, considerados atípicos para o momento em que se encontra a disputa política. Naturalmente, os gestos chamaram atenção e agitaram os bastidores da sucessão na Capital.

Desde as primeiras conversas sobre o sucessor de Roberto Cláudio, o partido apresentou um panorama de ter candidato próprio e considerou Fortaleza como uma cidade estratégica para as pretensões da legenda em 2022.

O cenário que se desenha pode ser de abertura para um nome da base aliada? É uma pergunta ainda sem resposta, mas as sinalizações mostram que não está descartada a hipótese de um aliado na cabeça de chapa.

Em Caucaia

O primeiro movimento que surpreendeu a todos foi a indicação de apoio do ex-ministro Ciro Gomes à pré-campanha do petista Elmano de Freitas em Caucaia.

O fato, por se tratar de um aliado de primeira hora da ex-prefeita Luizianne Lins, gerou especulações sobre ter sido um gesto ao PT, que insiste em ter candidato próprio em Fortaleza.

A investida teria sido também um recado ao PSD de Domingos Filho que tem avançado em vários municípios contra candidaturas governistas.

Debate com aliados

Outro gesto de abertura aos aliados foi a inclusão do nome de Élcio Batista (PSB) entre os pré-candidatos do PDT para discutir Educação e Cultura. Quando anunciou a série de encontros, a ideia era definir o pedetista que iria conversar com os demais aliados. A iniciativa de ontem antecipou o chamado aos aliados.

Após a segunda rodada de debates virtuais, na semana passada, esta coluna destacou que o debate havia deixado a desejar em aprofundamento.

Os pré-candidatos pedetistas tiveram participações discretas, sem destaque. A inclusão dos aliados parece uma tentativa fortalecer os debates e ampliar o leque de opções.

Um leque maior

De uma forma ou de outra, os fatos políticos que se sucedem no momento indicam que o PDT está abrindo seu leque de possibilidades para os partidos aliados e em busca, também, de se fortalecer neste momento da disputa.

Um fato interessante a se observar ainda é que, as declarações no sentido de cortejar o PT dadas pelo senador Cid Gomes, ainda antes da pandemia, se somam aos fatos atuais para revelar que o PDT vem levando a sério a investida para tentar atrair os petistas para a aliança. E, evidentemente, para manter os demais partidos aliados animados na disputa. Além do PSB, outros como Cidadania e PV serão convidados aos debates.