MP quer multa pesada a candidatos que descumprirem regras sanitárias

A Promotoria do Município de Varjota está movendo uma Ação Civil Pública contra duas coligações na cidade por descumprimento das normas sanitárias nos eventos de convenções partidárias. Pede a condenação por danos materiais e morais coletivo e a aplicação de multa de R$ 500 mil para cada uma das duas coligações e também uma medida liminar para que ambas se abstenham de realizar eventos com aglomerações e de convocar a população para os atos. A dura atitude do Ministério Público naquele município da região Norte reacende o debate sobre os atos de aglomerações e desrespeito promovidos por partidos e candidatos no interior do Ceará.

O Ministério Público e o Poder Judiciário precisam agir agora para evitar que a campanha eleitoral, que começa no próximo domingo (27), se transforme em uma repetição de eventos danosos à população. Se isso acontecer, de nada terá adiantado um conjunto farto de providências anunciadas pela Justiça Eleitoral, em âmbito nacional, para proteger as pessoas da contaminação.

É preciso também que o eleitor observe os candidatos que estão a desrespeitar sistematicamente as normas, pondo as vidas em risco.

Experiência

Com uma candidatura mais esguia em apoios políticos, diferente do que ocorreu em 2016 quando conseguiu atrair MDB e PSDB, de Eunício Oliveira e Tasso Jereissati, respectivamente, o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros), anunciou, ontem, o apoio do ex-governador Gonzaga Mota. Os dois estiveram juntos pela manhã, quando anunciaram a parceria. Outro ex-governador que está no palanque de Wagner é Lúcio Alcântara, que esteve na convenção do partido no dia 7 de setembro.

Ouvindo os aliados

Além do primeiro encontro com vereadores da base aliada, juntamente com o candidato Sarto Nogueira (PDT), o prefeito Roberto Cláudio começou uma rodada de conversas com os partidos, individualmente, para discutir a sucessão. A primeira reunião foi rem um hotel, na Praia do Futuro, com a presença dos 54 candidatos do PDT à Câmara. Em seguida, encontrou os postulantes a vereador pelo PSB, em hotel na Praia de Iracema. Os candidatos a vereador podem ser decisivos no pleito deste ano.

Em família

Lia Ferreira Gomes, irmã de Cid e Ciro Gomes, está dando demonstrações, neste período pré-eleitoral, de que se prepara para a disputa de 2022. Além da convenção do partido em Sobral, ela participou do apoio a candidatos em outros municípios da região. Em 2018, ela chegou a lançar pré-candidatura, mas acabou desistindo após um problema burocrático do título eleitoral. Recentemente, em Sobral, Ciro sinalizou que era hora de ela "ocupar lugar" na política cearense.

Direito eleitoral

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Velloso Filho, fará a conferência de abertura do Encontro Aba Ceará de Direito Eleitoral, promovido pela Associação Brasileira dos Advogados Regional Ceará, presidida pelo advogado Andrei Aguiar. O evento acontecerá na quinta (24) e no sábado (26) e vai reunir especialistas em direito eleitoral. Além do ministro, a procuradora Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Silvana Batini, juízes do TRE-CE e a procuradora Regional Eleitoral do Ceará, Lívia Sousa, fazem parte da programação.