Mesmo com índices da Covid-19 em queda, Fortaleza inspira cuidados

A medida anunciada pelo governador Camilo Santana de retirar da retomada atividades das escolas, academias, bares, cinemas e eventos que gerem aglomerações mostra que Fortaleza e o Ceará ainda enfrentam dificuldades em relação ao coronavírus. A Capital chegou a uma situação mais controlada, mas ainda inspira cuidados. Além do mais, essas atividades às quais nos referimos são apontadas por estudos científicos internacionais como as que estão com possibilidade de altíssimo risco de contágio da Covid-19 devido às aglomerações. O momento, sem dúvida, é de otimismo em relação à retomada, mas com os devidos cuidados.

Bar e restaurante

Ainda ontem, o governo do Estado informou que, caso se confirme a entrada do Estado na 4ª fase da retomada, os restaurantes poderão voltar a abrir no horário noturno, mesmo com restrições.

Neste ponto, ficou a dúvida: como restaurantes poderão abrir e bares não?

Atualmente, estes estabelecimentos têm serviços muito semelhantes. Tudo isso, só teremos os detalhes no fim de semana.

Desgaste

Gerou desconforto no Congresso Nacional os 11 vetos do presidente Jair Bolsonaro ao novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. Relator do projeto no Senado, o senador Tasso Jereissati (PSDB) disse ter sido pego de surpresa com os vetos, após o Congresso ter feito um acordo com o governo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, chegou a dizer que, como o Planalto não cumpriu o acordo, o Congresso poderia derrubar o veto do presidente. Mais uma crise gerada pelo governo em um tema que havia sido acordado. Um desgaste criado sem motivos na avaliação de vários senadores.