Justiça barra propagandas com crítica de Sarto a adversários

A campanha de Sarto Nogueira (PDT) sofreu duas derrotas na Justiça para os dois principais concorrentes: Capitão Wagner (Pros) e Luizianne Lins (PT). Ambas tratam de propagandas apresentadas pelo pedetista com crítica aos adversários. No caso de Luizianne, a Justiça determinou a retirada do ar da inserção de Sarto. Em relação a Wagner, além da retirada, já houve decisão sobre a concessão de direito de resposta, o que dará ao candidato do Pros – sem fugir do tema – o direito de rebater o que foi dito contra ele a respeito do motim de PMs. As decisões fazem parte de uma verdadeira batalha judicial travada entre os candidatos mais bem colocados na pesquisa Ibope/TV Verdes Mares. O próprio Sarto já conseguiu derrubar propaganda dos oponentes. Neste caso, entretanto, as intervenções da Justiça podem significar um freio em uma estratégia adotada pelo pedetista de bater em questões que podem ser sensíveis para os adversários.

Ouça o podcast 'PontoPoder Cafezinho'

Prazo curto

Com prazo curto de campanha até a eleição do dia 15, Sarto parece ter uma necessidade de apressar o passo – mais do que os adversários neste momento. O nome dele foi definido já no fim do prazo para realização das convenções e, no meio da campanha, passou 15 dias fora de combate por conta da Covid-19. A estratégia de desgastar os adversários chegou cedo à propaganda e agora veio a reação por medidas judiciais. Somente a análise das próximas rodadas de pesquisa dará um norte se a estratégia funcionou ou não. A conferir.

Aglomerações

O comando do Ministério Público Estadual e a Procuradoria Regional Eleitoral passaram os últimos dias debatendo uma ação mais enérgica dos órgãos de fiscalização para tentar coibir os absurdos que têm sido registrados na campanha eleitoral deste ano, num momento em que o Estado registra uma alta de casos da Covid-19. Até o momento, muitos candidatos e partidos têm ignorado solenemente as regras de distanciamento social e devem ser responsabilizados por isso. Está marcada para hoje (28) uma entrevista em que serão anunciadas medidas.

Aglomeração na Capital

Por falar no assunto, as promotorias eleitorais resolveram ligar o alerta também contra os candidatos em Fortaleza que descumprem as medidas de distanciamento. Até o momento, a maior atuação vinha sendo no interior. No fim das contas, entretanto, não interessa onde se esteja. Atos de aglomerações precisam ser coibidos. E com o avançar da campanha, candidaturas em Fortaleza têm organizado atos que também desrespeitam às normas.

Disputa em Juazeiro

Em Juazeiro do Norte, no Cariri, a disputa segue acirrada para conquistar a preferência do eleitor. Por lá, um prefeito nunca foi reeleito desde a redemocratização. Ontem, o programa PontoPoder Eleições, da TV Diário, iniciou uma série de entrevistas com os postulantes ao Executivo da cidade. Primeiro entrevistado, Glêdson Bezerra (Podemos) defendeu sua aliança na chapa com o atual vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Giovanni Sampaio, que passou a ser adversário do prefeito Arnon Bezerra (PTB), que tenta a reeleição.Apesar de evitar colar diretamente à imagem do presidente Jair Bolsonaro, uma das propostas de Glêdson é armar a guarda municipal, pauta comum entre aliados do presidente.