Idosos terão peso na eleição atípica

A repetição de atos de aglomeração nos primeiros dias da campanha eleitoral, principalmente no interior do Estado, volta a gerar um sinal de alerta em relação à possibilidade de alta dos números do coronavírus. Nesse contexto, as dúvidas sobre as circunstâncias de realização das eleições voltam a ocupar o debate. Não parece ser uma hipótese descartável uma nova alta nos registros, caso eventos que foram vistos no interior se tornem regra durante esse pleito. No Ceará, soma 1,2 milhão o quantitativo de eleitores acima de 60 anos, um público vulnerável à pandemia, cuja participação, dependendo da situação no dia 15 de novembro, pode ficar prejudicada. Só entre os acima de 70 anos, são 572 mil cearenses. Para eles, o voto é facultativo, mas, evidentemente, importante. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou um esquema para garantir a participação de grupos prioritários, entre eles os idosos nas eleições de 15 e 29 de novembro. O horário entre 7h e 10h é preferencial, mas é preciso que os números da pandemia sigam controlados para que haja segurança sanitária a todos.

Esforço de compreensão

Na maior parte dos municípios do Ceará, os eleitores terão que fazer um esforço para entender de que lado estará o governador Camilo Santana (PT), na teoria e na prática.

Em muitos municípios, Camilo tem aliados em duas e até três candidaturas diferentes. Alguns vão poder usar imagens, outros tentarão depoimentos e alguns levarão a “parceria” só no gogó. Em Fortaleza, o PDT tem um vice que saiu de dentro do Palácio da Abolição. Mas a imagem do governador está na foto é da correligionária Luizianne Lins.

Pegou mal

O clima de unidade no PT em torno da candidatura de Luizianne Lins, demonstrado na semana passada, começou a ter alguns ruídos neste início de campanha. A decisão de divulgar uma pesquisa de intenção de votos, que ocorreu na última sexta-feira, véspera do início da campanha eleitoral, não foi unanimidade entre os petistas. A respeito da pesquisa, aliás, pegou mal para o partido a divulgação de um dado que teve que ser corrigido pouco depois.

Foco no vereador

No evento do qual participou na noite do último domingo, o candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, Sarto Nogueira, reforçou a relevância das redes sociais na campanha, mas fez uma ponderação. Segundo ele, muitos fortalezenses não têm acesso às redes e, por isso, o trabalho dos candidatos a vereador é estratégico. Ele tem seguido isso à risca, priorizando o contato com os vereadores e também com o prefeito Roberto Cláudio, o aliado que está mais próximo dele no momento.

Ainda bem

Assim como ocorre nos anos eleitorais, o fim do prazo de registro das candidaturas coincide com o acesso da imprensa e da população à lista com os nomes mais pitorescos que os candidatos apresentam. É um vale-tudo para se fazer notar no meio de uma grande quantidade de postulantes ao Legislativo. Só em Fortaleza são mais de 1.300 candidatos. Na urna, entretanto, o nome bizarro tem pouca possibilidade de vingar. Para muitos, o máximo que vai acontecer é ter 10 minutos de fama. Ainda bem.



Assuntos Relacionados