Governadores vão cobrar cronograma de vacina ao ministro da Saúde; Camilo falará sobre leitos de UTI

Na reunião das 15h, o governador cearense deve pedir habilitação do SUS aos leitos que estão sendo abertos no Estado

Legenda: O governador e o secretário de Saúde irão participar com outros governadores do País do encontro com o ministro

O governador Camilo Santana (PT) e o secretário estadual de Saúde, Dr. Cabeto, irão participar na tarde desta quarta-feira (17), às 15h, de uma reunião virtual de governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O encontro ocorre em meio ao momento crítico da pandemia em que vários estados estão no limite de atendimento hospitalar, incluindo o Ceará. 

Diante dos problemas de planejamento e disponibilização de dose das vacinas, os governadores vão cobrar do ministro um cronograma de disponibilização, inclusive com a quantidade de doses, para que os estados possam organizar a vacinação nos municípios.
  

Em alguns locais, as doses disponibilizadas já acabaram e, aqui no Ceará, o estoque de está perto do fim, o que gera preocupação e pode causar uma interrupção da imunização.

Veja também

Uma demanda urgente que o governador cearense pretende levar ao ministro é a de habilitação no SUS dos novos leitos de UTI que estão sendo abertos no Estado. Quando isso ocorre, o governo estadual passa a receber recursos federais para ajudar no custeio da operação.

Nesta semana, o Ceará está abrindo 212 novos leitos para tratamento da covid-19 em UTI. Até o fim do mês, a estratégia é que haja 702 leitos de alta complexidade disponíveis. 

Bastidores 

A reunião ocorre em meio a pressões por mudanças no comando do Ministério. Na terça (16), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) soltou nota em que pede a substituição do ministro Pazuello. Nos bastidores, há muitas críticas à atuação do ministro não só na campanha de vacinação, na qual o Brasil está atrasado. 



Assuntos Relacionados