Fator Camilo na eleição

O governador Camilo Santana (PT) iniciou, na semana passada, após pausa para a recuperação para tratamento da Covid-19, uma rodada de gravações com os candidatos a quem apoia no Interior do Estado. A entrada do governador agita a disputa nos municípios em que Camilo participa, mas eles não são muitos. Em alguns, há conflitos entre membros da base aliada e, por isso, Camilo não irá participar. Recentemente, o petista gravou para Júlio César Filho, candidato a prefeito de Maracanaú pelo Cidadania. Outro que formou a fila para pedir apoio foi Ildsser Alencar Lopes, do MDB de Lavras da Mangabeira, aliado do ex-senador Eunício Oliveira. Camilo também iniciou visitas ao Interior.

Viagens 

O chefe do Executivo esteve na última semana em Itapipoca para participar de um comício virtual em apoio ao candidato Felipe Pinheiro, do PT, que é oposição no município. Outra rota feita pelo governador foi rumo a Sobral. A agenda por lá era institucional, de inauguração de obras, mas houve tempo para que o governador posasse para fotos com o senador Cid Gomes e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, que postou as fotos do trio nas redes sociais. Ivo concorre à reeleição no maior município da região Norte do Estado.

popularidade

De acordo com os dados das pesquisas Ibope/TV Verdes Mares na corrida à sucessão em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, Camilo apareceu em ambas como a liderança com melhor avaliação popular entre os pesquisados. Os índices de aprovação têm feito ele ser requisitado pelos aliados. Inclusive, a próxima parada do governador deve ser o Cariri – nos próximos dias. Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha são municípios estratégicos para o governador por ser a terra natal dele.

Caso peculiar

Entre os atos de gravação para os aliados, um dos que chamou atenção foi o de Maracanaú. Lá, Júlio César Filho, o Julinho, é candidato. Na disputa também está o petista Daniel Baima, correligionário de Camilo. Julinho é muito próximo do gestor por ser o líder do Governo na Assembleia Legislativa até recentemente. A restrição de apoio por conta da presença de um petista na disputa não foi suficiente para o afastamento do governador.

Há semelhança?

Na Capital, há um conflito semelhante. Embora Camilo dê demonstrações de apoio a Sarto, a presença de Luizianne Lins no pleito fez com que o governador não declarasse apoio na Capital. O caso de Maracanaú, entretanto, constitui-se em uma exceção aberta. Isso se repitirá na disputada eleição de Fortaleza na reta final? A conferir os acontecimentos.