'Exércitos' de candidatos a vereador podem ser decisivos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza

Passado o período de convenções com a homologação das candidaturas, os números que saem da rodada de negociações entre partidos e lideranças indicam que o candidato do PDT, Sarto Nogueira, e o do Pros, Capitão Wagner, devem mesmo polarizar o debate político pela estrutura das coligações que formaram. Um dos indicativos desta realidade é em relação aos candidatos a vereador que as chapas terão para fazer o trabalho de um verdadeiro exército em busca de atrair o eleitorado para apoiar as chapas que defenderão na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O principal grupo será em defesa do pedetista. Sarto Nogueira terá, somadas as chapas de 10 partidos de sua coligação, em torno de 570 candidatos a vereador formalmente alinhados à candidatura ao Executivo. Já o candidato do Pros vai ter como multiplicadores de suas ideias cerca de 335 postulantes à Câmara Municipal. As demais oito candidaturas a prefeito têm um total bem menor de candidaturas ao Legislativo.

Tempo de TV

O peso da coligação do PDT tem o seu reflexo também na propaganda eleitoral de rádio e TV. Com coligação formada também por PSB, PSD, PP, Rede, PTB, PL, Cidadania, DEM e PSDB, Sarto terá cerca de 40% do tempo de propaganda gratuita. Capitão Wagner com 14,5%, Luizianne com 12,35% e Heitor Freire 11,5% aparecem na sequência. Os três somados não chegam ao acumulado pelo candidato governista.

Tom ameno

A convenção que homologou a candidatura de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza, ontem, no último evento partidário na Capital, foi marcada por simbolismos. O principal foi o tom ameno que ela deu em relação à gestão Roberto Cláudio. Conhecida pelo discurso forte e incisivo, a "Lôra" fez críticas brandas em pontos específicos à atual gestão, mas não uma oposição sistemática como já fez no passado. Prova de que a articulação do governador Camilo Santana (PT) de "não agressão" entre os aliados no plano nacional começou dando certo. A conferir o desenrolar.

Ciro com o PT

O deputado Elmano de Freitas (PT) foi lançado, ontem à noite, como candidato à Prefeitura de Caucaia, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. A candidatura dele é uma das poucas no Brasil que defenderá a união entre o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-presidente Lula. Apesar do apoio formal do PDT à reeleição do prefeito Naumi Amorim (PSD), Ciro declarou apoio a Elmano e costurou o apoio do PP, que indicou a candidata a vice, Natécia Campos. Nos banners do ato de lançamento, Ciro, Lula e Camilo figuravam entre os apoios.

Preocupação com a Covid-19

Em Coreaú, na região Norte, o PDT lançou a candidatura de Edézio Sitônio a prefeito e Érika Cristino a vice sem a presença de ambos. Os dois estão contaminados com o coronavírus. O candidato a prefeito está ainda internado. O caso traz um alerta em relação à necessidade de os candidatos, partidos e até a sociedade terem ainda preocupação com o respeito ao distanciamento social, evitar aglomerações e lembrar que a eleição será, invariavelmente, dentro de um momento atípico. As autoridades também precisam estar atentas ao descumprimento de normas sanitárias.



Assuntos Relacionados