Disputa pela Prefeitura de Barreira terá embate na base de Elmano e ofensiva petista

Em busca de eleger 50 prefeitos no Ceará, PT tentará emplacar Alailson Saldanha no município. Adversários fazem parte da base governista

Foto: Divulgação/Aprece

A disputa pela Prefeitura do município de Barreira, na região do Maciço do Baturité, deverá ter um caso curioso de embate entre três candidatos aliados da base do governador Elmano de Freitas (PT).

Lá, PT, PSD e PSB, três importantes partidos da aliança que dá sustentação ao Governo, pretendem ter candidatura própria.

Ofensiva do PT

A prefeita Auxiliadora Fechine (PSD) poderá concorrer à reeleição, mas deve ter forte concorrência do petista e ex-prefeito da cidade, Alailson Saldanha

O município faz parte, inclusive, da estratégia petista de expandir o número de prefeituras no Estado após as eleições de 2024. O partido do presidente Lula quer eleger, ao menos, 50 prefeitos no Ceará, mais do que o dobro do número de eleitos em 2020.

Quem está na retaguarda da ofensiva petista em Barreira é o deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, em Brasília. Lá, ele defende a pré-candidatura do ex-prefeito Alailson Saldanha, que tentará voltar ao poder. A estratégia é explorar a parceria com os nomes de peso do PT no Estado e no País.

Além dos dois postulantes, há uma terceira candidatura, do atual vereador Márcio Gley Nascimento, conhecido como ‘Chaveirinho’, que se filiou recentemente ao PSB. Ele é ex-filiado ao PT, deixou o partido e se filiou recentemente ao PSB. É ligado ao presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que é pré-candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza.

A disputa pela prefeitura exigirá habilidade das lideranças partidárias estaduais para manter uma unidade entre os aliados em âmbito estadual.