Disputa mais acirrada detectada pelo Ibope

A disputa pela Prefeitura de Barbalha, na região do Cariri, é a mais acirrada registrada pelo Instituto Ibope entre todas as pesquisas contratadas pelo Diário do Nordeste e TV Verdes Mares, veículos do Sistema Verdes Mares, nesta Eleição 2020. O atual prefeito, Argemiro Sampaio (PSDB), e Dr. Guilherme (PDT) estão numericamente empatados com 46% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando o Ibope apresenta o nome dos candidatos ao eleitor.

A polarização começa no fato de haver apenas duas candidaturas. A disputa, por óbvio, vai ser decidida nestes últimos dias e será voto a voto na cidade que é domicílio eleitoral do governador Camilo Santana (PT). Lá, o chefe do Executivo apoia o candidato pedetista, de oposição, o que acrescenta um componente a mais no clima eleitoral. Em 2016, o atual prefeito derrotou Fernando Santana (PT), o então candidato de Camilo, hoje deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Guerra de gestões

Outros dados da pesquisa Ibope que dizem respeito à avaliação das gestões trazem um componente a mais para o embate. O atual prefeito, Argemiro Sampaio, tem 43% de bom/ótimo e 24% de ruim/péssimo. Já o governador Camilo Santana é avaliado como bom/ótimo por 74% dos entrevistados, enquanto ruim/péssimo estão em 6%. Certamente, haverá uma disputa para influenciar o eleitor nestes dois dias finais. Barbalha está entre os municípios estratégicos para o governador nestas eleições, além de outros na região do Cariri.

Só balão de ensaio

O apoio do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ao petista Elmano de Freitas (PT) na eleição à Prefeitura de Caucaia parece ter ficado mesmo só no discurso pré-eleitoral. Pelo menos é essa conclusão se considerarmos a percepção dos eleitores do município. Na pesquisa Ibope contratada pelo Diário do Nordeste, 84% disseram não saber qual candidato era apoiado por Ciro na corrida à Prefeitura do Município. Comunicaram mal ou desistiram da estratégia. Detalhe: lá, o PDT é da coligação de Naumi Amorim (PSD). Elmano, aliás, tem sido, até aqui, um destaque negativo na disputa do Município, pelo baixo percentual de intenções de voto.

Demandas do eleitor

Em Sobral, berço político dos irmãos Ferreira Gomes, a pesquisa Ibope mostrou que tem boa vantagem na disputa o prefeito Ivo Gomes, que concorre à reeleição. Por lá, o maior problema da cidade é Segurança Pública, com 64%, segundo os eleitores ouvidos pela pesquisa Ibope. O tema foi um dos mais debatidos no período eleitoral. Apesar de não ser de responsabilidade do município, o próximo prefeito precisará se debruçar sobre o assunto para oferecer proposta de políticas públicas a atender às demandas da população.

Relatos de violência

Estouram informações em várias regiões do Estado da prática de crimes eleitorais, comuns na véspera de todos os pleitos. Mais do mesmo. De qualquer forma, chama atenção a quantidade de denúncias de casos de violência envolvendo o pleito atual. Há muito de informação falsa nos relatos que chegam às redações. Mesmo assim, as autoridades que fiscalizam o pleito precisam fazer um balanço e um Raio-x da atuação do crime nas eleições. Separar o joio do trigo e apresentar a gravidade - se tiver - à sociedade;