Deputado do Solidariedade recebe convites para vaga de vice-prefeito por diferentes pré-candidatos

Legenda: Heitor Férrer diz ter recusado convites para ser candidato a vice-prefeito
Foto: José Leomar

O deputado estadual Heitor Férrer (SD) virou alvo preferencial para ser candidato a vice-prefeito para pré-candidatos das mais diferentes correntes ideológicas na disputa pela Prefeitura da Capital. Ele, entretanto, tem dado não sistematicamente. O último convite, segundo ele, partiu de Luizianne Lins, pré-candidata pelo PT. Com perfil consolidado de atuação parlamentar independente e nome difundido na Capital, Heitor é cobiçado. Lá atrás, o então pré-candidato a prefeito, Geraldo Luciano (Novo), já havia feito a tentativa, mas ela foi igualmente negada. Heitor acredita que o seu perfil de eleitor não entenderia uma posição secundária dele em uma chapa. Para virar candidato e competitivo, porém, Heitor terá que sensibilizar outros partidos a compor uma chapa. E não é uma tarefa fácil a essa altura. "Estou de porteiras abertas", completa.

Para se fortalecer

Ao passo que conversa com o governador Camilo Santana, Luizianne toca os eventos de sua pré-candidatura no mundo virtual, conversa com aliados e correligionários e atua para fortalecer seu nome na disputa pela Prefeitura. O contato com Heitor mostra que a parlamentar vai atuando para se fortalecer como pré-candidata. O trabalho de Camilo é tentar atrair PT e PDT para uma aliança já no primeiro turno da eleição para a Capital. Há três meses não se tinha ideia do peso que essa articulação teria para a definição do candidato pedetista. A conferir o resultado.

Desanimado

Um dos primeiros petistas a reverberarem a ideia de uma aproximação entre PT e PDT na Capital, tese compartilhada pelo governador Camilo Santana, o deputado estadual Acrísio Sena está bem perto de jogar a toalha. Ele diz que as articulações ainda estão em curso, mas que a conjuntura nacional não está favorecendo a um acordo. Ainda assim, ele apela a um acordo entre as partes.

Decisão de candidatura

O deputado federal Célio Studart conversou bastante, mas já decidiu: será mesmo candidato a prefeito pelo PV. O parlamentar, de votações expressivas na Capital, para vereador em 2016 e para deputado federal em 2018, e ligado à causa animal terá sua primeira experiência como cabeça de uma chapa majoritária. A candidata a vice deve ser uma mulher e do mesmo partido. Deve ser uma chapa pura, portanto. A convenção será no dia 16 de setembro, o último dia de prazo.

No campo das ideias

Uma das questões que mais têm intrigado o mundo da política cearense é o 'Homem-Aranha' que aparece de papagaio de pirata em tudo que é 'live' do ex-secretário da Casa Civil do governo Camilo e pré-candidato pelo PSB, Élcio Batista. Seria uma forma de se aproximar do público jovem? Ou um contraponto ao Capitão América, personagem usado em campanhas anteriores do Capitão Wagner? Nas histórias da Marvel, os dois personagens não são adversários. Brincadeiras à parte, é bom que o personagem fique mesmo no mundo virtual. Na vida real, os problemas de Fortaleza são complexos, as pessoas são de carne e osso e, em gestão pública, não há super-herói ou salvador da pátria.