Capitão Wagner quer sair da pauta militar

Em entrevista ao programa PontoPoder Eleições, o candidato do Pros à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner, falou, pela primeira vez nesta campanha, sobre o tema mais espinhoso para ele. Wagner buscou demarcar a linha que deve adotar em relação à pauta corporativa policial que o projetou para a política. Ele buscou se distanciar dos desgastantes episódios do último motim de policiais, ao declarar que em momento nenhum se posicionou a favor e que, caso eleito prefeito, “de forma nenhuma vai incentivar esse tipo de movimento”. Ele apontou radicalismo “de ambos os lados” (referindo-se também ao Governo do Estado), citou o episódio da retroescavadeira, mas evitou fazer uma repreensão em relação ao fato de que trata-se de um movimento ilegal. Ou seja, demarcou uma linha, mas evitou se desgastar. Ele cresceu como liderança após movimento semelhante ocorrido em 2012. Na última campanha à Prefeitura, em 2016, sua principal plataforma era a segurança. Neste ano, porém, ele tem tentado adotar nova postura, evitando o tema segurança.

Destaques da entrevista

Durante a entrevista de ontem (13), Capitão Wagner conseguiu desenvolver bem temas abordados como o projeto de abrir novos concursos públicos para a Saúde, demarcando crítica à atual gestão nesta área, e outros detalhes do plano de governo. No momento de maior tensão, entretanto, ele tentou explicar o montante de recursos enviados ao Ceará durante à pandemia como deputado federal. E, especificamente, a Fortaleza, quando mostrou desconforto. Em relação ao apoio do presidente Bolsonaro declarado na semana passada, embora ainda não tenha explorado esse fato em suas peças de propaganda, Wagner demonstrou que está na expectativa de como será a participação em sua campanha.

Outra baixa

O diagnóstico positivo de Covid-19 para o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é mais uma baixa para a campanha do candidato à Prefeitura de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT). O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) está recolhido em casa por conta do vírus e tendo que contar com aliados para tocar a campanha de rua neste momento. No período, viu o governador Camilo Santana (PT) ter que parar a agenda de inaugurações na Capital e, agora, Ciro, um dos principais cabos eleitorais, ficarem de fora das agendas de campanha.

Deu certo

Duas semanas de campanha foram o suficiente para o ex-prefeito Zé Gerardo deixar a disputa pela Prefeitura de Caucaia. O possível retorno do ex-gestor foi interrompido ontem no anúncio de apoio ao atual prefeito Naumi Amorim (PSD), que disputa a reeleição. Implicado pela lei da Ficha Limpa, a candidatura de Zé Gerardo foi vista por observadores de Caucaia como uma forma de se valorizar. Deu certo.

Licença eleitoral

A deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD), que é novamente candidata à Prefeitura de Tauá, vai protocolar hoje oficialmente à Assembleia Legislativa do Ceará pedido de concessão de licença por 45 dias. O pedido alega que a razão do afastamento é “para tratar de assuntos particulares”. Patrícia tenta voltar ao comando da Prefeitura depois de ser derrotada em 2016, quando tentava reeleição.