Agora no Senado, Janaína Farias é aposta de Camilo e do PT para a eleição em Crateús

A petista assume o mandato nesta terça (2) por conta da licença da primeira suplente, Augusta Brito

Legenda: O vice-prefeito de Crateús, Dr. Nenzé, anunciou apoio a Janaína na Cidade
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Janaína Farias (PT), que assume o cargo de senadora pelo Ceará nesta terça-feira (2), é uma das apostas do grupo governista estadual – liderado pelo ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas - para a disputa pelas prefeituras do Interior neste ano. Ela é pré-candidata a prefeita no município de Crateús, sua terra natal e centro regional estratégico naquela região. 

A aposta faz parte da ofensiva do PT em disputar, com candidato próprio, os grandes municípios do Estado como é o caso, por exemplo, de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Caucaia, para citar apenas os maiores.  

A filiação de lideranças no Interior, algumas delas até indigestas para petistas históricos, comprova a estratégia ofensiva do petismo de abocanhar o comando das prefeituras, enquanto Lula está no Poder em Brasília. De quebra, o controle de mais municípios poderá dar capilaridade à disputa de 2026 quando, provavelmente, o presidente buscará a reeleição. 

Janaína Farias, que terá sua primeira experiência legislativa, assume mandato devido ao pedido de licença da senadora Augusta Brito na mais cobiçada Casa Parlamentar brasileira e cujos reflexos do mandato podem ter influência em âmbito federal e na empreitada local que se inicia entre julho e agosto.

Cenário em Crateús 

Da cota pessoal do ministro Camilo Santana, Janaina o acompanha há 15 anos, desde a época em que ele era secretário na gestão estadual comandada por Cid Gomes. Desde então, a petista se tornou um braço direito do ministro, tendo sido assessora especial do governo do Estado e secretária de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC. 

A disputa pelo comando do Município, entretanto, será acirrada. O embate ganhou contornos maiores depois de dois movimentos ocorridos na última semana. 

O primeiro foi a filiação do atual prefeito da Cidade, Marcelo Machado, ao PSDB, de Tasso Jereissati e Élcio Batista. Ele deve lançar um nome do partido à sucessão, com apoio do PDT, de Ciro Gomes e Roberto Cláudio. 

O outro movimento, também significativo, foi em favor do PT. O atual vice-prefeito do Município, Dr. Nenzé, foi anunciado como novo presidente municipal do PSB e apoiador do nome de Janaína para a disputa. 

Crateús é mais um município em que haverá uma disputa entre ex-aliados: Camilo Santana e Cid Gomes de um lado, Ciro Gomes e Roberto Cláudio do outro.