Latam anuncia intenção de fazer apoio financeiro na companhia de voos regionais Voepass

A Latam anunciou a intenção de fazer um "apoio financeiro" para a Voepass "com otimização de seus slots para ampliar as opções de voos e destinos no mercado aéreo brasileiro". As empresas, parceiras de codeshare, submeteram a proposta para análise prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Ainda conforme a Latam, "uma eventual futura participação minoritária" na companhia regional "é apenas uma das opções de garantia para esta operação".

[ERRAMOS: a coluna noticiou anteriomente que a Latam compraria a Voepass. A informação foi baseada em diferentes fontes do setor da aviação ouvidas. Contudo, a negociação foi esclarecida depois pela Latam. Pelo equívoco pedimos desculpas.]

A Voepass, empresa de aviação regional sediada em Ribeirão Preto (SP), opera diversos destinos no Ceará e no Nordeste, alguns em parceria com a Latam, o que garante dezenas de conexões para passageiros a partir de Fortaleza e já demonstrou algumas vezes a intenção de crescer em destinos regionais através da companhia regional.

Segundo as fontes ouvidas, a expectativa é de que novas bases da Voepass sejam abertas no Ceará (como em Crateús e em Sobral) e no País, com voos operados na parceria Latam/Voepass, o que seria excelente e poria fim a uma parte da grande ociosidade do aeroporto de Sobral, que já comentamos diversas vezes.

Voos para Sobral com a Voepass foram comentados pela empresa ainda em 2022. “Estão fortes os rumores sobre o início de voos para Sobral, voos talvez até final de abril.”, comentou uma fonte.

A coluna apurou que o valor oferecido pela Latam “estabiliza” as finanças da Voepass e pode servir para consolidar de vez a entrada da Latam na aviação regional. 

Recebemos informações de que está havendo manifestações, quase paralisações, em São Paulo (Congonhas) e em Fortaleza de empregados da Voepass, sobre queixas de atrasos nos pagamentos de salários e benefícios. Fomos informados também da chegada de mais aviões para a Voepass.

A parceria anunciada pode por fim a esses atrasos e dinamizar mais ainda o setor de aviação regional. No interior do Nordeste, por exemplo, já são 33 aeroportos com voos comerciais.

A coluna também teve acesso às negociações entre Voepass e Latam, iniciadas em outubro de 2023. A ideia é que a participação a Latam ajude a realizar a governança e gestão da Voepass por meio de uma parceria de 10 anos, o que levaria a Voepass a ter 36 aviões até 2025.

Sobral

Sobre o início das operações da Voepass em Sobral, na quarta-feira (14), o prefeito da Cidade, Ivo Gomes, compartilhou fotos em redes sociais de um encontro com equipe da Infraero, estatal concessionária do aeroporto de Sobral e vários outros no Ceará. “Coloquei a Prefeitura totalmente à disposição para ajudar no que for preciso para que o nosso aeroporto ganhe força e movimentação”.

O aeroporto de Sobral tem tido movimentações de passageiros com a Azul Conecta, conforme já trabalhamos na coluna.

Inclusive, a redução de frequências entre Fortaleza e Juazeiro do Norte que demos há alguns dias torna o ATR-72 (novamente) presente na Capital mais disponível para realizar mais voos, como no caso de Sobral. 

Nota da Latam na íntegra

"A LATAM esclarece que não procedem as notícias sobre uma suposta compra da VOEPASS pela LATAM. As empresas, parceiras de codeshare, submeteram para análise prévia do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) uma operação de apoio financeiro da LATAM para a VOEPASS com otimização de seus slots para ampliar as opções de voos e destinos no mercado aéreo brasileiro. Uma eventual futura participação minoritária da LATAM na VOEPASS é apenas uma das opções de garantia para esta operação".