A Voepass Linhas Aéreas reduzirá assentos no trecho entre Fortaleza e Juazeiro do Norte. Voltando a operar com o ATR 42-500 para 47 lugares, em janeiro passado, a companhia aérea só conseguiu preencher, em média, 50% dos lugares para passageiros no trecho cearense, também operado diariamente pela Azul Linhas Aéreas que, por sua vez, preencheu 75% dos seus assentos com o Embraer 195, em média.
Voando atualmente até duas vezes por dia no trecho, a Voepass suprimirá o trecho da manhã, que parte por volta de 5h40. Segundo o site da companhia, o último dia em que constam duas saídas por dia é 22 de março, uma sexta-feira.
A partir da segunda-feira seguinte (25), permanece apenas o voo de 17h40. A redução da manhã impactará voos às segundas-feiras e sextas de duas saídas para uma, às terças-feiras e sábados, de uma saída para nenhuma.
Assim, o voo operará apenas às segundas, quintas, sextas e domingos, saindo de Fortaleza às 17h45, retornando de Juazeiro às 19h30.
A redução da Voepass está relacionada, portanto, com a baixa estação, a partir de meados de março até junho, com a concorrência que a Azul faz na rota entre Capital e Cariri, bem como com preços altos praticados pela própria Voepass. Ao longo de 2023, por exemplo, vimos um trecho entre Fortaleza e Juazeiro ser vendida por R$ 700,00, tarifa similar ao que se encontra em trechos como Fortaleza e Fernando de Noronha, voo de 1h30.
Em janeiro passado, a Voepass movimentou 1.224 passageiros em trechos de ida e volta, enquanto a Azul movimentou 5.460, totalizando 6.684. A demanda total na rota foi, portanto, de 215 passageiros, aproximadamente 107 passageiros por trecho por dia. (E pensar que muita gente não acredita que a rota tem demanda, um disparate).
LEIA
À nossa coluna, a Voepass informou que: "por questões estratégicas na sua malha aérea, realizou ajustes na frequência em JDO/FOR. A companhia está avaliando oportunidades para sua malha aérea na região Nordeste, porém, ainda não há definições concretas até o momento".
Ainda, havia perguntando sobre como a empresa enxerga as ocupações de 50% que temos visto entre Fortaleza e Noronha, Fortaleza e Juazeiro do Norte. São ocupações saudáveis? A melhor estratégia é de fato carregar o preço, abrindo mão de mais passageiros?
A empresa respondeu que, por motivos estratégicos, "não compartilha as informações solicitadas".
As demais rotas em Juazeiro vão muito bem. Apenas o trecho da Voepass precisa de fato de ajustes, como mostram os dados abaixo, relativos a janeiro deste ano:
Empresa | Origem | Destino | Passageiro | Assentos | Partidas | Ocupação | Passag/voo |
Azul | Juazeiro | Fortaleza | 2778 | 3658 | 31 | 76% | 90 |
Azul | Juazeiro | Campinas | 4032 | 4185 | 30 | 96% | 134 |
Azul | Juazeiro | Recife | 3395 | 3544 | 30 | 96% | 113 |
Gol | Juazeiro | Guarulhos | 7829 | 7854 | 43 | 100% | 182 |
Latam | Juazeiro | Guarulhos | 4205 | 4908 | 30 | 86% | 140 |
Passaredo | Juazeiro | Fortaleza | 607 | 1196 | 25 | 51% | 24 |
Azul | Fortaleza | Juazeiro | 2682 | 3616 | 31 | 74% | 87 |
Azul | Campinas | Juazeiro | 4150 | 4314 | 31 | 96% | 134 |
Azul | Recife | Juazeiro | 3077 | 3658 | 31 | 84% | 99 |
Gol | Guarulhos | Juazeiro | 7856 | 8226 | 45 | 96% | 175 |
PTB | Fortaleza | Juazeiro | 617 | 1196 | 25 | 52% | 25 |
TAM | Guarulhos | Juazeiro | 4194 | 5060 | 31 | 83% | 135 |
Total | 45422 | 51415 | |||||
Ocupação Geral Média | 88,3% |
Fonte: Anac.