Análise: atuação soberana do Ceará em goleada sobre o Goiás coroa 4º melhor visitante do Brasileirão

Alvinegro conquistou outro grande resultado atuando fora de casa. Agora, são seis jogos seguidos sem perder como visitante no Campeonato Brasileiro

Vina tem sido peça fundamental para a campanha alvinegra
Legenda: Vina tem sido peça fundamental para a campanha alvinegra
Foto: Israel Simonton/cearasc.com

O Ceará cumpriu as expectativas e não deu a menor chance ao Goiás na noite desta quinta-feira (21). A goleada por 4 a 0, na Serrinha, foi construída com (mais uma) atuação soberana do Alvinegro, que entendeu perfeitamente o que pedia o jogo e foi extremamente cirúrgico.

Dentro da proposta, o Vovô controlou a partida todos os momentos, em que pese a maior imposição do time da casa no início. Mas depois dos primeiros 10 minutos, só deu Ceará. A goleada poderia ter sido até maior.

Ouça o CearáCast

Powered by RedCircle

Jogando com inteligência e sabendo que o já quase rebaixado Goiás apostaria as últimas fichas neste duelo, Guto Ferreira armou o Ceará para fazer o que sabe de melhor: manter a organização defensiva, dando a bola para o adversário e atacando em transições rápidas, sendo letal nas descidas ao ataque.

Um adversário que até tem a posse de bola mas não sabe o que fazer com ela é a presa ideal.

Foi assim que Lima abriu o placar, aos 17 minutos, após passe de Vina. O lance foi o primeiro da dupla que simplesmente acabou com o jogo.

O camisa 29 deu a segunda assistência dele aos 46, em passe açucarado para Fernando Sobral marcar de cabeça.

No segundo tempo, o próprio Vina marcou duas vezes, de pênalti, aos 6 minutos, e aproveitando passe espetacular de Lima, aos 17, selando o placar.

Destaques

O Ceará foi todo bem. O coletivo, como um tudo, funcionou como deveria, mas impossível não destacar Lima e Vina em separadamente. Os dois foram os donos da partida e indiscutivelmente os melhores em campo, não somente participando diretamente de todos os gols do time, mas também sendo os elos responsáveis em armar as jogadas ofensivas de forma efetiva.

Detalhe: Vina se tornou o líder em assistências da competição, totalizando oito passes para gol. Ao todo, são 21 gols e deu 18 assistências na temporada do melhor meia do Brasileirão.

Fernando Sobral, pelo gol e pela intensidade na marcação, também merece destaque, assim como todo o sistema defensivo, que foi bastante seguro e novamente passou em branco.

Visitante efetivo

O Ceará tem se consolidado cada vez mais como um visitante extremamente efetivo no Brasileirão. Esta foi a 6ª partida seguida do Vovô sem derrotas como visitante, acumulando a cinco vitórias e um empate no período.

O desempenho é tão bom que o Alvinegro é o 4º melhor visitante entre todos os 20 times do Brasileirão, com seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 16 jogos e aproveitamento de 45,8%.