O técnico argentino Lucho González iniciou a segunda semana de trabalho no Ceará e mudou protocolos internos do clube visando um ambiente mais integrado com a base e reservado. Na reapresentação do elenco na segunda-feira (5), o grupo treinou na Cidade Vozão, em Itaitinga.
O espaço foi visitado pela nova comissão técnica do comandante antes do jogo com o Flamengo, domingo (4), no Maracanã, e recebeu elogios pela qualidade dos gramados. Deste modo, diferente de outros treinadores, há o planejamento de deixar o espaço no radar para o uso do profissional.
Em campo, uma parte do time principal realizou um coletivo com a presença de atletas do Sub-20. A lista de jovens da base contou com: zagueiro Jonathan, lateral-esquerdo Romero, volantes Wendel e João Victor, meias David e Afonso, e atacante Caio Rafael. A estratégia pode acelerar a ascensão de uma promessa.
O Diário do Nordeste apurou que, com a evolução do trabalho, a expectativa é Lucho realizar um treino na Cidade Vozão por semana - a partir do momento em que os processos de treinamento estiverem avançados. O local dispõe de muitos campos e ainda finaliza a instalação de uma grama sintética.
Treino fechado
Lucho González também mudou o protocolo da imprensa nos treinamentos do elenco. A partir desta semana, as atividades ao longo da semana serão fechadas, ou seja, sem intervalo de imagens e acompanhamento de setoristas do clube. Antes, os jornalistas podiam assistir ao treino por cerca de 10 minutos. A exceção será a reapresentação do grupo após os jogos, que segue autorizada.
A estratégia é adotada por clubes na Europa e, no Brasil, por equipes como o Athletico-PR - onde Lucho se aposentou como jogador em 2021 e iniciou as funções à beira de campo sendo auxiliar técnico na comissão do treinador Alberto Valentim durante a temporada de 2022.
O objetivo é deixar o momento do treinamento mais reservado, intensificando o foco do grupo de jogadores. No momento, o Vovô está em 15º, com 28 pontos, e enfrenta o Santos no sábado (10), às 16h30, no Castelão.