Ceará na Sul-Americana 2022: logística de viagem, análise dos adversários e ordem dos jogos

O time alvinegro disputa a competição pelo segundo ano consecutivo

O Ceará Sporting Club inicia a jornada na CopaSul-Americana de 2022 na próxima terça-feira (5). Pelo 2º ano consecutivo, o time alvinegro se faz presente na competição da Conmebol, dessa vez com maior ambição internacional. Assim, o Vovô quer mostrar força na América do Sul.

O sorteio definiu a equipe no Grupo G, com Independiente-ARG, Deportivo La Guaira-VEN e General Caballero-PAR. Em premiação, 900 mil dólares (cerca de R$ 4,2 milhões) arrecadados. A missão é se manter líder e avançar às oitavas (apenas o 1º colocado se classifica). Veja a posição da gestão sobre o torneio.

Análise dos adversários

Dos clubes que brigam com o Ceará pela classificação, o de maior tradição é o Independiente-ARG. Tido como ‘Rei de Copas’, tem quatro títulos da Libertadores e duas da Sul-Americana. Assim, a estreia contra o time de Avellaneda, na terça (5), às 19h, na Arena Castelão, é tida como uma final.

"A Sul-Americana de 2022 tem muitos times tradicionais, então todos os grupos estariam fortes. A gente sabia que seria o Independiente, Racing ou Defensa Y Justicia, então teria um time muito forte na chave. É uma competição que se classifica só o campeão da chave, então esse jogo (de estreia) dá um ar de final para ter uma condição de classificar. Lógico que temos de fazer a nossa parte nos outros jogos, mas (a gestão) percebeu um grupo muito forte. Temos o principal campeão de copas na nossa chave. Então a gente sabe da força e tradição”, explicou Sérgio Dimas, executivo de futebol.

Ordem de jogos do Ceará na Sul-Americana

  • 05/04, às 19h15 - Ceará x Independiente-ARG, na Arena Castelão.
  • 12/04, às 19h15 - La Guaira-VEN x Ceará, no Olímpico UCV.
  • 26/04, às 19h15 - General Caballero-PAR x Ceará, em local a definir.
  • 03/05, às 21h30 - Ceará x La Guaira-VEN, na Arena Castelão.
  • 17/05, às 19h15 - Ceará x General Caballero-PAR, na Arena Castelão.
  • 25/05, às 21h30 - Independiente-ARG x Ceará, no Estádio Libertadores de América.

Logística de viagem

Com três jogos no exterior pela frente, o planejamento do Ceará envolve o fretamento de voos para essas partidas. Assim, com a alocação da delegação e a alimentação, o Vovô deve investir quase tudo que recebeu na 1ª fase: gastos estão estimados em 780 mil dólares, e o clube ganhou 900 mil.

"Os custos são todos do clube, da viagem, voo, hotel, translado interno, você tem que bancar tudo, então praticamente o que recebe para jogar você usa para viajar e ter a logística. Não é barato, os voos estão caros, os jogos em casa também tem custos, porque tem que receber a equipe de delegados, pagar hospedagem, translado, e também para equipe de arbitragem. É responsável por pagar a passagem do delegado e translado. Para os jogos internacionais, vamos tentar minimizar a logística, com calendário envolvendo Copa do Brasil e Brasileirão. Se vamos jogar em São Paulo, por exemplo, pegar um voo de lá direto para Venezuela e depois voltar, por exemplo”, concluiu Dimas.

Histórico em competições internacionais

  • 1995 (Copa Conmebol): participou da 1ª fase e foi superado pelo Corinthians.
  • 2011 (Sul-Americana): participou da 1ª fase e foi superado pelo São Paulo.
  • 2021 (Sul-Americana): foi vice-líder do Grupo C, em chave com Arsenal de Sarandí-ARG, Bolívar-BOL e Jorge Wilstermann-BOL.

Experiência e meta

O discurso da gestão é tornar o clube sempre presente em torneios internacionais. Em 2021, a equipe quase avançou, mas foi eliminada na rodada final. Hoje, a meta é chegar nas oitavas de final.

"A presença na Sul-Americana vai dando experiência, carga e a catimba que a competição pede. Acredito que, com isso, erros do ano passado não serão cometidos esse ano. Trouxemos reforços e a expectativa é a melhor possível. A gente quer que a experiência do ano passado ajude a melhorar o desempenho. Em 2021, a gente liderou praticamente toda a fase de grupos, faltou pouco e, por um detalhe, a gente deixou escapar, a gente quer que esse ano o detalhe final não aconteça”, concluiu.

Lista de 45 atletas inscritos na Sul-Americana

  • Goleiros: 1. João Ricardo, 12. Richard, 24. Vinícius Machado, 26. André Luiz, 30. Davi Schneider 
  • Defensores: 2. Nino Paraíba, 3. Messias, 4. Michel Macedo, 6. Bruno Pacheco, 13. Luiz Otávio, 14. Lucas Ribeiro, 15. Gabriel Lacerda, 17. Kelvyn, 27. Marcos Ytalo, 33. Victor Luís, 34. Átila, 38. Jefferson, 44. Marcos Victor. 
  • Meio-campistas: 5. Rubens, 7. Richardson, 8. Fernando Sobral, 16. David, 19. Rodrigo Lindoso, 20. Wescley, 21. Geovane, 23. David Ricardo, 25. Richard C., 29. Vina, 36. Da Guia, 40. Léo Rafael, 41. João Vitor, 42. Wendell, 45. Lima. 
  • Atacantes: 9. Jael, 10. Mendoza, 11. Erick, 18. Iury Castilho, 22. Zé Roberto, 28. Matheus Peixoto, 31. Dentinho, 32. João Victor, 35. Pedro Igor, 37, Caio Rafael, 39. Cléber, 43. Felipe Micael.