A nova modalidade de Pix Automático deve estar disponível em abril de 2024, segundo anunciou o Banco Central (BC) nesta quarta-feira (21). Com ele, será possível realizar pagamentos recorrentes de forma automática pelo sistema de pagamentos instantâneo.
A função estará apta para ser utilizada em pagamento de serviços como contas de energia elétrica, gás, telefonia, internet, seguros, escolas, academias, condomínios e serviços de streamings, por exemplo.
Segundo o Banco Central, três pilares foram considerados no desenvolvimento da modalidade. São eles: segurança, praticidade para usuários e flexibilidade. O último está no fato de que o uso é possível em múltiplos modelos de negócios, sejam digitais ou estabelecimentos físicos.
Para utilizar, o usuário precisará conceder autorização prévia para repetir automaticamente pagamentos periódicos. Ainda conforme informações do BC, o Pix Automático vale para empresas de qualquer segmento do mercado e de qualquer porte.
Uma reunião plenária do Fórum Pix foi realizada nesta quarta-feira (21) para discutir o cronograma de testes e lançamento da função.
Confira o cronograma:
- Especificação - de julho a agosto de 2023
- Publicação das regras - setembro de 2023
- Desenvolvimento dos sistemas - outubro de 2023 a fevereiro de 2024
- Testes - março de 2024
- Lançamento - abril de 2024
Valores
Ainda em pronunciamento oficial, o Banco Central do Brasil pontuou que o Pix Automático será gratuito para o pagador e poderá ser tarifado no recebimento pelas empresas.
Serão disponibilizadas ao pagador as devidas funcionalidades para gerir os pagamentos recorrentes, com a possibilidade de estabelecer limites máximos de parcelas a serem debitadas e até mesmo deixando apto o cancelamento do serviço a qualquer momento.