Pouco mais de seis meses após ser comprado pela Inspira Rede de Educadores, o Colégio 7 de Setembro (C7S) deu o primeiro passo para a expansão, nesta segunda-feira (6), com a inauguração da unidade do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Agora com quatro sedes, o próximo plano é abrir uma quinta escola na Capital.
No entanto, não há definições sobre a localização do novo projeto e a previsão de abertura. O diretor da instituição de ensino, Henrique Soárez, explicou que os novos equipamentos são estudados conforme o potencial de mercado de cada área.
"Com a chegada da Inspira, a gente percebeu haver bairros com muitos setembrinos, ou seja, muita gente conhece e confia no ensino do Colégio 7 de Setembro, mas estava longe. Fortaleza cresceu, e a gente ainda estava no Centro e na Aldeota", avaliou.
Ligada ao banco BTG Pactual, a empresa compradora possui sede no Rio de Janeiro e atua em todas as regiões do Brasil. Em junho do ano passado, a escola cearense entrou para o portfólio dela.
Atualmente, além da nova unidade, o C7S possui outras três, sendo duas no Centro de Fortaleza e uma na Aldeota.
"A gente olha para os bairros onde está acontecendo o maior crescimento. Foi interessante ver a reação aqui no Eusébio, que a gente realmente foi para longe, mas tem outros bairros de Fortaleza que podemos estar mais perto da Aldeota e do Centro", exemplificou, sem detalhar qual área está sendo estudada.
"Não tão longe quanto o Eusébio, mas que, talvez, também seja promissor. Uma vez que acertamos aqui, pode ser que façamos uma coisa mais perto", completa.
Questionado sobre a expansão para o Interior do Ceará, Henrique informou haver apenas "sonhos mais distantes". "A gente quer fazer [o investimento] na Capital primeiro", frisou.
Padrão pedagógico será mantido e novas unidades terão arquitetura com espaços mais abertos
A nova sede do Colégio 7 de Setembro, no Eusébio, já abriu as portas, nesta segunda-feira (6), com 500 alunos matriculados, segundo o diretor Henrique Soárez. A instituição tem capacidade para até 900 estudantes.
Conforme o diretor, que pertence à família fundadora, o C7S não passará por mudanças pedagógicas ou redesenhos estruturais. "A filosofia da Inspira é trazer para dentro excelentes escolas e mantê-las excelentes", disse, acrescentando poder ocorrer apenas melhorias.
O diretor de operações da Inspira Rede de Educadores, Rodrigo Piraciaba, destacou que as novas unidades deverão ter um padrão arquitetônico mais moderno, como a do Eusébio.
"Foi desafiador fazer um modelo de colégio totalmente diferente em 120 dias. É uma estrutura linear, com amplidão, espaço, com área para as crianças realmente correrem, se divertirem, serem crianças", explicou.
Com a construção da nova escola, mais de 61 profissionais, incluindo professores e funcionários, foram contratados, segundo a instituição. Durante a construção, houve 75 contratações.