Vacinação contra Covid-19 não ocorrerá em postos de saúde de Fortaleza; saiba como será

Os idosos acima de 75 anos serão vacinados nas próprias residências. Haverá 8 locais de vacinação em Fortaleza

Escrito por Nayana Siebra , nayana.siebra@svm.com.br
Prefeito Sarto Nogueira e secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela
Legenda: O plano de vacinação de Fortaleza foi anunciado nesta segunda-feira (18) em coletiva de imprensa.
Foto: Helene Santos

A secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela, afirmou nesta segunda-feira (18) que a vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza não ocorrerá, neste momento, nos postos de saúde, mas será agendada em centros de vacinação ou nos próprios domicílios de acordo com os grupos prioritários. Oitenta mil doses estão previstas para chegar à Capital ainda nesta segunda e, assim, 40 mil pessoas devem ser vacinadas em 7 dias.

“É importante a gente dizer que a população não procure os postos de saúde, porque não haverá vacinação contra Covid-19 nessas quatro fases nos postos de saúde. Porque tem um número significativo de pacientes com suspeitas de síndrome gripal atendidos nos postos de saúde, e a gente levar essa população, que é de maior risco, aos postos de saúde seria submetê-los a um risco totalmente desnecessário”, explicou a secretária em coletiva para lançamento do plano municipal de imunização.

Veja também

A gestora explicou que a vacinação dos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente ocorrerá nas próprias unidades de saúde deles. Eles estão contemplados com as doses que desembarcaram no Ceará nesta segunda-feira.

Os idosos acima de 75 anos serão vacinados nas próprias residências. Pessoas com 60 anos ou mais e deficientes acima de 18 anos institucionalizados, além da população indígena aldeada em terras demarcadas, receberão o imunizante in loco, segundo a Secretaria da Saúde.

Profissionais de saúde que não estão na linha de frente, os idosos acima de 75 anos e os demais grupos previstos nas próximas fases poderão agendar o dia e horário para tomar a vacina através do aplicativo Mais Saúde Fortaleza, que ainda não está disponível. Na ferramenta, poderão ser selecionados também os centros de vacinação, que serão oito. 

Veja quais serão os centros de vacinação na Capital:

  1. Centro de Eventos
  2. Estádio Presidente Vargas
  3. Ginásio Paulo Sarasate
  4. Castelão
  5. Cuca Mondubim
  6. Cuca Jangurussu
  7. Cuca José Walter
  8. Cuca Barra 

Assista ao anúncio do plano de imunização de Fortaleza:

Ouça podcast sobre a vacina: 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados