Vacina da gripe no Ceará começa a ser aplicada nesta segunda-feira (12); veja detalhes

Imunização será simultânea a da Covid-19 e deve seguir orientações do Ministério da Saúde

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
Pessoas na fila para se vacinar contra a gripe no Ceará
Legenda: A imunização seguirá até 9 de julho, conforme divulgado pela Sesa
Foto: Helene Santos

Terá início na próxima segunda-feira (12) a aplicação da vacina da gripe no Ceará para o primeiro grupo prioritário, que inclui crianças e gestantes. A imunização será nos postos de saúdes de todos os 184 municípios cearenses, além do Centro de Saúde Meireles, em Fortaleza.

>> Veja o que se deve saber antes de se imunizar

O Estado já recebeu 313.600 doses da vacina contra a influenza, o que representa 29% da meta da 1ª fase. Conforme a Sesa, o restante ainda será enviado pelo Ministério da Saúde (MS).

A imunização em fases deve findar em 9 de julho.

Gestantes, crianças e indígenas primeiro

O primeiro grupo prioritário a ser a vacinado serão crianças a partir de seis meses e menores  gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas (crianças de 6 meses a 18 anos) e trabalhadores da saúde. 

Campanhas simultâneas

A 1ª fase da 23ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza segue até o próximo dia 10 de maio. Neste ano, a vacinação ocorrerá simultaneamente com a da Covid-19. Por isso, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alguns detalhes devem ser observados. 

Vacina da Covid-19 x Vacina da gripe 

As duas campanhas de vacinação, Covid-19 e Influenza, ocorrerão ao mesmo tempo. No entanto, algumas orientações, pontuadas pelo MS, devem ser seguidas. 

É necessário esperar 14 dias antes e depois entre uma vacina e outra. 

O MS, inclusive recomenda priorizar a vacina da Covid-19 antes de seguir para tomar a da gripe, devido à gravidade e atenção ao momento de pandemia.

"Se a dosagem recebida é da CoronaVac, por exemplo, em que o intervalo entre uma dose e outra é de três semanas, é recomendado concluir a vacinação da Covid-19 para depois tomar a da influenza”, orienta Ricristh Gonçalves, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção da Sesa.

Orientações da vacina contra a gripe 

Crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a influenza em anos anteriores devem receber apenas uma dose neste ano.

Para doadores de sangue, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica que deve-se esperar 48 horas após a aplicação da vacina para realizar doação. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados