Site de cadastro para vacinação contra a Covid-19 no Ceará volta a operar normalmente

Sistema passou por instabilidades nos últimos dois dias. Cadastro é necessário para agendamento da vacinação pelos municípios

Foto do sistema
Legenda: Na última semana, foram cadastrados mais de 50 mil usuários por dia no endereço virtual
Foto: Reprodução

A plataforma Saúde Digital voltou a operar normalmente nesta quinta-feira (10) após passar pelo segundo dia de instabilidades, afirmou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O endereço eletrônico é utilizado para o cadastramento da vacinação contra a Covid-19 da população no Estado. 

A instabilidade foi causada por problemas na nuvem do provedor da Sesa. E houve ainda aumento da demanda em razão da ampliação do agendamento para imunização das pessoas de 18 a 59 anos. 

A Sesa informou que as falhas foram solucionadas e os técnicos estão sobreaviso para resolver possíveis instabilidades ocasionadas pela escalada do tráfego no sistema. 

Vacinação do público geral

A expectativa da Sesa é imunizar todos os cadastrados de 18 a 59 anos até o fim de agosto deste ano. De acordo com o IntegraSUS, 28.656 pessoas realizaram o processo na plataforma nesta quinta no Ceará. Destas, 22.672 tiveram a confirmação por e-mail. 

Na última semana, a média diária de cadastros foi de 50 mil. Nesta quinta, houve relatos de erros no Captcha — sistema de verificação — e dificuldades para concluir o procedimento. No dia anterior, problemas de navegação também foram registrados

Home da plataforma Saúde Digital
Legenda: Quando está funcionando normalmente a plataforma apresente este layout ao ser acessada
Foto: Reprodução

MUTIRÕES PARA CADASTRAMENTO

A Prefeitura realiza mutirão para cadastrar pessoas que não têm acesso à internet. A ação ocorre nos 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRASs), nos Cucas do Jangurussu e José Walter e no Centro Cultural Canindezinho. 

Estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) também fazem uma campanha, batizada "Cadastra eu", para auxiliar o cadastramento desta população. 

PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL

1) Acesse o site Saúde Digital

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.

Em Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente. Os agendados também recebem a orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp.

E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU

Nesse caso, cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o cadastro.

No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus". 

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.

COMO ACESSAR O CADASTRO DE VACINAÇÃO? 

Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento. 

ALTERAÇÕES NO CADASTRO

Para quem vai se vacinar, é permito mudar somente o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro.

Já para as gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendados por comorbidade.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza