Resistência ao uso de máscara penaliza 99 pessoas com multa no Ceará

As fiscalizações ocorreram entre os dias 20 e 31 de agosto. No mesmo período, mais de 16 mil pessoas foram abordadas pela falta ou uso inadequado da máscara

Escrito por Redação ,
Legenda: Resistência ao uso de máscara pode levar a multa no Ceará.
Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

A resistência ao uso de máscaras de proteção contra o novo coronavírus levou 99 pessoas a sofrerem multas no Ceará entre os dias 20 e 31 de agosto. As informações foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (3), pelo Governo do Estado. Mais de 16 mil pessoas foram abordadas pela falta ou uso inadequado da máscara em todo o Ceará no mesmo período.

Entre os dias 20 e 23 de agosto, as fiscalizações no Estado já haviam multado 24 pessoas pela mesma infração. Ao longo do mês, os agentes continuaram fiscalizando e multaram mais 75 pessoas que resistiram a usar máscaras de proteção. Três estabelecimentos comerciais também foram autuados. Um restaurante já havia sido multado por não cumprir as determinações sanitárias contra o novo coronavírus entre os dias 20 e 23.

Abordagens

A PM foi responsável por abordar mais de 10.500 pessoas nos dias de vigor da nova lei. No mesmo período, a Agefis realizou 310 ações de fiscalização que resultaram na abordagem a cerca de 5.600 pessoas na orla de Fortaleza e Centro da Capital. A Vigilância Sanitária também tem intensificado as fiscalizações no Ceará. Constantemente são visitados restaurantes, supermercados e academias. 

Segundo o Governo do Estado, equipes de fiscalização trabalham a conscientização, distribuem máscaras de tecido, panfletos educativos e álcool em gel 70%. A Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde do Ceará, Guarda Municipal e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), são alguns dos órgãos que participam das ações, que também contam com instâncias em cada um dos municípios cearenses.

"Sabemos que o número de casos de Covid-19 tem reduzido bastante nas últimas semanas, mas a pandemia e a transmissão continuam existindo em nosso Estado", alerta Jane Cris Cunha, da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). "A Secretaria da Saúde vem intensificando as ações de fiscalização nos estabelecimentos com plano de retomada das atividades econômicas de modo que essas atividades sejam realizadas de forma mais seguras, baseadas no novo normal", pontua.

Veja também

Os agentes seguem fiscalizando no Estado desde o início das fases de retomada do plano econômico. Antes não era possível autuar estabelecimentos que permitiam o acesso de pessoas sem máscara ou que estivessem utilizando o equipamento de forma inadequada. "Todos que foram abordados não se recusaram a colocar a máscara. Entretanto, já foram autuados três estabelecimentos por permitirem a entrada de pessoas sem máscaras ou circulando com elas de forma inadequada", conta.

Exceções

O cidadão que retirar a máscara provisoriamente enquanto estiver consumindo produtos alimentícios nas dependências de restaurantes, bares ou estabelecimentos similares, não pode ser multado. O mesmo vale para motoristas de veículos automotores que estiverem sozinhos no interior do transporte.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.