Novo binário começa a funcionar na Cidade dos Funcionários nesta sexta (5)

Projeto também prevê 3,4 quilômetros de infraestrutura cicloviária na região

Agente da AMC controlando o trânsito em Fortaleza
Legenda: Equipamento está mudando o tráfego nas ruas Chico Lemos e Conêgo Braveza
Foto: Helene Santos

Um novo binário começa a funcionar, nesta sexta-feira (5), no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. O novo equipamento será implantado nas ruas Chico Lemos e Conêgo Braveza e terá suporte operacional da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) durante a intervenção.

Com a mudança, a Rua Chico Lemos operará no sentido norte-sul entre a Avenida José Leon e a Rua Marechal Lott. Já a Rua Cônego Braveza concentrará o fluxo no sentido contrário, sul-norte, entre as ruas Marechall Lott e a José Alves Cavalcante.

Além da mudança de sentido, dois novos semáforos serão instalados: nos cruzamentos da Rua Chico Lemos com Av. José Alves Cavalcante e na Rua Cônego Braveza com Av. Oliveira Paiva. Os equipamentos irão operar com três estágios, dos quais dois serão veiculares e um, exclusivo para pedestres.

A superintendente da AMC, Juliana Coelho, indica que o tráfego no local será organizado pelo conjunto de ações. "A via com sentido único ajuda a evitar conflitos veiculares e riscos de acidentes, além de representar uma segurança a mais para o pedestre que vai precisar olhar só para um lado ao fazer a travessia", pontua. Entre os objetivos da medida, estão a redução de acidentes e a promoção de melhor fluidez no trânsito.

Nova infraestrutura para ciclistas

O projeto também prevê 3,4 quilômetros (km) de infraestrutura cicloviária, a qual deve garantir mais segurança aos ciclistas na área. As vias que devem receber a infraestrutura são:
- Rua José Alves Cavalcante (entre a Av. José Leon e a Av. Desembargador Gonzaga);
- Rua Chico Lemos (entre a Av. José Leon e a R. Marechal Lott);
- Rua Cônego Braveza (entre a Rua Marechal Lott e a Av. José Alves Cavalcante).

O novo projeto será interligado às ciclofaixas existentes na Rua Marechal Lott, que vai até o Lago Jacarey, Av. Oliveira Paiva, Av. Desembargador Gonzaga e Av. José Leon.

Com a nova implantação, a Capital contará com 353,3 km de malha cicloviária. A previsão da Prefeitura é de que sejam implementadas mais de 150 km de ciclovias e ciclofaixas em Fortaleza, totalizando 500 km ao fim da atual gestão.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza