Mais de 5 mil pessoas são vacinadas contra a Covid-19 no primeiro dia da 2ª etapa em Fortaleza

Idosos de 74 anos serão contemplados na nova fase da campanha de imunização contra a Covid-19

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
vacina covid
Legenda: Vacinação priorizará, inicialmente, idosos com 74 anos de idade
Foto: José Leomar

Nesta segunda-feira (22), primeiro dia da 2ª fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, a gestão municipal estima vacinar mais de cinco mil idosos com 74 anos de idade. A meta foi divulgada pelo prefeito Sarto Nogueira durante transmissão nas redes sociais.

Veja também

Segundo ele, os idosos estão cadastrados na plataforma Saúde Digital e receberam a confirmação do agendamento, procedimento padrão que se repetirá para todos do público-alvo.

"O agendamento começou ontem (domingo) e hoje temos mais de cinco mil pessoas que serão vacinadas em oito locais de vacinação", pontuou o gestor. 

O cronograma de imunização será executado na Capital de forma escalonada e em ordem decrescente, ou seja, ao encerrar todos os idosos de 74 anos, a Prefeitura avança para o de 73 anos e assim por diante.

Tudo dependerá do envio de mais doses. "À medida que nós formos recebendo vacinas, vamos vacinando essa turma que tem 74 anos e vai descendo, 73, 72 e assim até completar a segunda fase que engloba as pessoas de 60 a 74 anos", esclareceu.

Até este domingo, foram imunizadas com a primeira dose da vacina 173.259 pessoas em Fortaleza, entre idosos e profissionais da saúde. Outras 89.644 já receberam a segunda dose no município.

Pontos de vacinação

Os idosos deverão ir a um dos oito locais de vacinação, a exemplo da Arena Castelão, Centro de Eventos e nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, que terão pontos de imunização em drive-thru. Os equipamentos também deverão oferecer salas de acolhimentos para os idosos que não têm veículo.

Já os quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter) irão aplicar o imunobiológico apenas nas salas de acolhimento. Eles atendem ao público que não tem acesso à internet ou possui dificuldades em realizar seu cadastro. 

A vacinação em domicílio também está mantida para os idosos de 74 anos acamados ou com restrição de mobilidade, condição que deve ser informada no Saúde Digital.

“A recomendação que eu faço é que você continue obedecendo ao decreto. Essa segunda fase da vacinação que nos enche de expectativa e esperança. Se Deus quiser, todos juntos, cada um fazendo o melhor de si, vamos vencer mais rapidamente essa pandemia”, frisou Sarto.

Idosos acima de 75 anos que não compareceram ao dia agendado   

As pessoas a partir de 75 anos que não puderam comparecer no dia que estavam agendadas para receber a primeira ou a segunda da dose, podem se dirigir a qualquer um dos pontos de vacinação, portando o comprovante de agendamento, para receber o imunizante. 

Avanço da vacinação reduz índices da Covid  

Com a evolução da campanha de vacinação contra o novo coronavírus na Capital, o número de fortalezenses com mais de 75 anos que são internados em decorrência de complicações causadas pela Covid-19 caiu. A informação foi revelada pelo gerente da célula de vigilância epidemiológica e epidemiologista, Antônio Lima, durante a transmissão ao vivo ao lado do prefeito de Fortaleza.   

"A gente está vacinando há algum tempo, passamos pelo grupo de profissionais da saúde e pelo grupo de 75 anos ou mais, e a gente já vê um pouco uma redução proporcional das internações nesse grupo específico de 75 anos. Isso é bem importante. Nós tínhamos em torno de 30%, 27%, 25% das internações nesse grupo. Em março, nós já estamos perto de 15% a 16%. Ou seja, já está impactando hospitalização", informou o especialista.   

O médico acredita que o recuo deve se estender a outros índices da doença, como mortalidade e média móvel de casos. "A gente espera que venha impactar com mais força a mortalidade também". 


 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados