Primeiro dia da fase de transição para a retomada da economia tem grande movimentação na Capital

A partir desta segunda-feira (1º), 17 setores estão autorizados a retornar o funcionamento em todo o Ceará

Legenda: Passageiros aguardam ônibus no terminal sem cumprir a distância mínima necessária
Foto: Helene Santos

O primeiro dia da fase de transição para a reabertura da economia no Ceará registrou uma grande movimentação de pessoas em Fortaleza na manhã desta segunda-feira (1º).Por toda a cidade, foram registrados um grande fluxo de pessoas se deslocando, gerando, inclusive, engarrafamentos. Transportes públicos também ficaram lotados. 

O governo do Estado permitiu o retorno de atividade de 17 setores da economia, ainda que com capacidade reduzida. O transporte público é uma delas. Até o dia 7 de junho, estão autorizados a funcionar o Metrofor, o transporte rodoviário na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e a manutenção de bicicletas, mas com somente em 30% da capacidade, o que resulta em uma média de 1.100 funcionários desse setor no Ceará. 

Nesta manhã, houve aglomerações nas estações do Metrofor na Parangaba e do Centro, mas ainda com menos passageiros do que havia antes da pandemia. Para que o serviço voltasse a operar, foram adotadas rigorosas regras sanitárias e horários reduzidos. 

Legenda: Movimentação na estação do Metrofor em Fortaleza
Foto: José Leomar

No site da Compahia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), há uma página especial com as principais informações sobre o momento de retomada, como a grade de horários e orientações de seguranças. 

Já no ponto de embarque e desembarque do transporte metropolitano, na Av. Mister Hull, também foi verificado um movimento tranquilo, diferente do costume em dias normais. 

De acordo com o  presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, as empresas de ônibus seguem com os protocolos de segurança e realizando higienização rigorosa três vezes ao dia. 

Durante a manhã, também foi possível ver um movimento no Terminal da Parangaba. Passageiros aguardavam em fila, mas sem respeitar a orientação de distância mínima de dois metros. Situação se repetiu no Terminal do Siqueira. 

Nas imediações da Av. Duque de Caxias, próximo à Praça Coração de Jesus, foi registrado um trânsito intenso. Na via, agentes da operação Via Livre realizaram orientações sobre o respeito às medidas de segurança. Um grande fluxo de veículos também pôde ser visto na Av. Antônio Sales com Via Expressa. 

Legenda: Movimentação intensa de pedestres no Centro de Fortaleza
Foto: José Leomar

30% de alguns setores do comércio também retomam o funcionamento hoje. No Centro de Fortaleza, diversos transeuntes já passavam pelo local.