Fortaleza estima concluir vacinação contra Covid de adultos esta semana e planeja repescagem

A nova chance será aberta para público de até 39 anos após a vacinação dos jovens de 18 anos

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
repescagem em fortaleza
Legenda: Capital deve terminar a vacinação da população de 18 anos ainda nesta semana
Foto: Thiago Gadelha

Fortaleza fará uma nova repescagem para pessoas até 39 anos que perderam o agendamento da vacinação contra a Covid-19. A data será divulgada após o término da imunização dos adultos, que deve acontecer ainda nesta semana, conforme a secretária municipal de Saúde, Ana Estela Leite.

Veja também

"Durante essa semana, provavelmente, teremos concluído 100% dos agendamentos da população adulta vacinável. Tão logo a gente complete, fiquem atentos que divulgaremos as estratégias de repescagem de população faltosa que teve o agendamento", antecipou a secretária em live nesta segunda-feira (16).

Atualmente, a Capital aplica doses na população geral nascida até outubro de 2001, além de grávidas e puérperas. A expectativa da Prefeitura é imunizar mais de 29 mil pessoas, segundo a lista de vacinação.

Já o número de pessoas vacinadas soma 1.619.693. Deste total, 653.891 já receberam as duas doses (D2) do imunizante e outros 26.664 tiveram dose única.

"Se tratando do percentual da população adulta, acima de 18 anos, 85,2% já receberam elo menos uma dose e 35,4% já está com seu esquema completo", reforça Ana Estela Leite. 

O QUE FAZER QUEM PERDEU A PRIMEIRA DOSE 

PESSOAS QUE ESTAVAM COM COVID-19 OU DOENTES

Pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus devem esperar 30 dias após o primeiro dia sintoma para tomar a vacina contra a doença.

Ou aqueles que não puderam comparacer porque apresentaram sintomas da Covid-19 no período, mas depois testaram negativo para a doença. Neste caso, a quarentena é de 15 dias. 

Em ambos os casos, após esse período de quarentena, é possível comparecer a qualquer centro de imunização para ser vacinado. 

Para isso, é obrigatório levar o comprovante do agendamento e o teste que prove a contaminação ou o quadro gripal.  

A SMS frisa que a contagem desta quarentena começa a partir do primeiro dia de sintoma - e não da data do exame. 

QUEM TOMOU OUTRA VACINA PRECISA ESPERAR

Pessoas que tomaram outras vacinas, como a da gripe, devem esperar 14 dias antes de tomar o imunizante contra a Covid-19. Cumprida essa quarentena, basta comparecer a um ponto de vacinação, levando o comprovante da vacina tomada e do agendamento. 

PESSOAS QUE VIAJARAM A TRABALHO

Pessoas que tiverem de realizar viagem corporativa na data agendada da aplicação da primeira dose também podem comparecer aos locais sem agendamento. É necessário levar, também, a declaração da empresa para comprovar a viagem a trabalho. 

QUEM PERDEU A DATA POR OUTROS MOTIVOS

Pessoas em qualquer outra situação que não esteja enquadrada nas citadas acima devem esperar a repescagem. A SMS informa que tem feito ações para os faltosos, mas depende de doses remanescentes para isso ocorrer. Portanto, é fundamental que as pessoas acompanhem a data e compareçam no dia e local agendados. 

PESSOAS A PARTIR DE 40 ANOS

A SMS liberou a vacinação contra a Covid-19 sem a necessidade de agendamento prévio para as pessoas a partir de 40 anos que ainda não receberam a primeira dose.

Para receber a primeira dose, é necessário realizar o cadastro no site Saúde Digital (ver o passo a passo abaixo).

Após a confirmação, por e-mail, da efetivação do cadastro, a pessoa pode buscar um dos locais de vacinação para se imunizar. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados