Drive-thru para vacinar idosos com mais de 75 anos em Fortaleza deve começar próxima semana

Prefeitura informa que está na fase de planejamento da modalidade e ainda não definiu os locais

Escrito por Redação ,
Enfermeiras vacinando idosos em carro em fila de drive-thru
Legenda: Na vacinação em drive-thru, os idosos serão vacinados nos próprios veículos. Prioridade será começar com população com mais de 90 anos.
Foto: Camila Lima

O sistema de drive-thru para vacinar os idosos com mais de 75 anos contra a Covid-19 deve começar na próxima semana em Fortaleza.

O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Erlemus Soares, explicou, nesta sexta-feira (29), que a Prefeitura está na fase de planejamento da modalidade e que esta deve começar atendendo ao público com mais de 90 anos que solicitou a opção de drive-thru ao fazer o cadastro

"É importante salientar que estamos na fase de planejamento. Devemos na próxima semana estar iniciando mais essa modalidade para os idosos, também seguindo esse critério do Ministério da Saúde, começando com os acima de 90 que estão cadastrados e solicitaram a modalidade drive", disse o gestor.

Veja também

Soares participou de live realizada pela Prefeitura de Fortaleza nas redes sociais e reforçou que a divulgação de informações para quem selecionou a opção de drive-thru será igual à da vacinação em domicílio: o público receberá e-mail e mensagem via WhatsApp com a data, hora e local em que será vacinado.

O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial também destacou que só serção atendidas no drive-thru as pessas que agendaram essa opção ao fazer o cadastro.

"Que a população entenda que não adianta, quando a gente abrir essa modalidade na próxima semana, ir sem estar cadastrado. Você vai receber da mesma forma um e-mail, um WhatsApp, informando a data e a hora que você deve comparecer ao drive". 

Locais ainda não definidos

A modalidade de vacinação por drive-thru ainda está sendo planejada pela prefeitura. De acordo com Erlemus Soares, os locais onde ocorrerá a vacinação não foram definidos, mas serão espaços sem aglomeração, onde o idoso nãoi precisará descer do carro para receber o imunizante. 

Idosos foram vacinados em esquema de drive-thru segunda-feira (25), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Legenda: Idosos foram vacinados em esquema de drive-thru segunda-feira (25), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Foto: José Leomar

Cadastros

Os idosos com mais de 75 anos podem se cadastrar para receber a vacina por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou pelo site do Vacine Já. Também no site é possível consultar o cadastro, para ver se todas as informações estão corretas, e fazer alterações pelo telefone.

O idoso ou seus familiares podem corrigir dados ligando para os números (85) 34526990 e (85) 3242.6979. Quem não possui acesso à internet pode fazer o cadastro direto nos postos de saúde.  

Campanha de vacinação em Fortaleza

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no último dia 18 em Fortaleza, após a chegada de 218 mil doses da vacina CoronaVac. Os primeiros imunizados foram os profissionais da saúde da linha de frente contra a doença.

No dia 23 de janeiro, o Ceará recebeu doses do imunizante de Oxford o que possibilitou a Capital a ampliar a vacinação para os idosos com mais de 75 anos e profissionais da saúde que atuam em hospitais

Tire todas as dúvidas sobre a vacinação em Fortaleza: 

Na quarta-feira (27), os idosos com mais de 75 anos começaram a receber a vacina nos próprios domicílios. Dentro do grupo, a prioridade são os acamados, seguidos por aqueles que possuem mais de 90 anos, segundo orientação do Ministério da Saúde. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.