Defesa Civil interdita 21 casas e famílias são removidas após risco de desabamento, em Fortaleza

Segundo moradores, os problemas estruturais, como rachaduras, surgiram após o início das obras da linha leste do Metrô, no bairro Moura Brasil

Escrito por Theyse Viana e Paulo Martins ,
Legenda: Morador observa rachadura em parede de casa interditada pela Defesa Civil
Foto: Foto: Theyse Viana

Após identificar risco de desabamento em 21 casas, a Defesa Civil de Fortaleza interditou os imóveis e retirou as famílias para abrigos na madrugada desta sexta-feira (31) no bairro Moura Brasil. Conforme relatos dos próprios moradores, as fissuras nas paredes e no piso das residências apareceram desde o início das obras de construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e a chuva desta sexta na capital agravou a situação. 

A chuva na capital nesta sexta-feira deixou ruas e avenidas alagadas, abriu cratera na avenida Raul Barbosa e atingiu o terminal do Aeroporto de Fortaleza. Mais de 100 municípios cearenses tiveram precipitação nas últimas 24 horas.

Alexandre Alves foi acordado às 4 horas por agentes da Defesa Civil para que desocupasse o imóvel junto com a família. "Bateram na minha porta, chamaram eu e minha tia pedindo para a gente sair. Elas foram para casa de parentes e eu estou aqui tentando tirar algumas coisas", explicou.

A reportagem visitou algumas casas no início da tarde desta sexta-feira e identificou muitas rachaduras tanto nas paredes como no piso e nas calçadas. Em muitos dos imóveis, a fissura vai do piso ao teto, dividindo a parede ao meio.

O garçom Henrique Costa disse que um barulho assustou os moradores da comunidade na madrugada e logo em seguida um alarmou soou. "Algumas pessoas afirmaram que houve uma espécie de estrondo e as casas racharam. A própria Defesa Civil veio e desocupou as casas colocando os documentos de interdição nas portas. Tudo isso começou desde as obras do Metrofor", relata. 

A Defesa Civil de Fortaleza confirmou a interdição e a retirada das famílias. Das 21, 19 foram para pousadas no Centro e duas para casas de parentes ou amigos.

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará informou que desde o início da obra da Linha Leste, o consórcio responsável pela execução dos trabalhos realiza o monitoramento do trecho no entorno do canteiro, diariamente, através de sensores que acompanham a estabilidade do terreno e que ao identificar a necessidade de intervenção em parte dos imóveis, para segurança dos moradores, acionou a Defesa Civil. Ainda de acordo com a Seinfra, as famílias removidas foram levadas para hotéis, pousadas ou casas de parentes e estão recebendo a devida assistência.

Os técnicos do consórcio e da Seinfra estão analisando as condições dos imóveis para que os reparos necessários sejam feitos e as famílias possam voltar para casa, o mais rápido possível, com segurança. Todos os outros imóveis da rua foram vistoriados e não apresentam riscos aos moradores, continuando sendo monitorados.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados