Banhistas descumprem leis de isolamento social na 'Praia dos Crush' neste domingo (14)

Grupos também não usavam máscaras para evitar transmissão do coronavírus

Escrito por Redação ,
Movimentação intensa de banhistas na Praia dos Crush durante isoalmente social contra o coronavírus
Legenda: Adultos e crianças foram flagrados na orla
Foto: Fabiane de Paula

Vários grupos de banhistas estiveram presentes na Praia de Iracema na manhã deste domingo (14).Espalhados, no trecho conhecido por "Praia dos Crush", pessoas aglomeradas descumpriram os decretos estaduais e municipais de saída apenas para realização de atividades essencias.

Outro infração cometida pelos banhistas foi a não utilização de máscaras. Um grupo muito pequeno usava o item de segurança individual. No sábado (13), ao informar em live a renovação do decreto de isolamento social em Fortaleza e Região Norte, o governador Camilo Santana falou que o uso de máscaras permanece obrigatório em todo o Ceará.

Veja também

"Nesse momento é fundamental o comportamento das pessoas e das empresas, para que possamos manter o rigor dos protocolos, de higienização, de distanciamento, manter os cuidados necessários para que possamos avançar às próximas fases”, declarou o chefe do Executivo estadual.

Na Praia dos Crush foi identificado ainda a presença de ambulantes, como vendedores de coco. Alguns usuários da orla também foram vistos realizando caminhadas no calçadão da Avenida Beira-Mar. 

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou, por meio de nota, que irá reforça a fiscalização no período da tarde, quando o movimento tende a ficar maior. O órgão declarou que realiza, diariamente, o monitoramento da Avenida Beira-Mar, com abordagens educativas, distribuição de máscaras de proteção e panfletos educativos, e disponibilizando a higienização de mãos com álcool em gel 70%. 

"Na manhã deste domingo (14), os agentes abordaram cerca de 300 pessoas e distribuíram 160 máscaras de proteção. A fiscalização será intensificada no período da tarde, quando o movimento tende a ficar maior", disse a Agefis em comunicado.

Ambulante que vende água de coco na Praia dos Crush em Fortaleza, durante período de isolamento social contra o coronavírus
Legenda: Neste domingo (14), ambulantes também foram identificados trabalhando na Praia de Iracema
Foto: Fabiane de Paula

 
Na última quarta-feira (16), a Prefeitura de Fortaleza realizou a instalação de grades no calçadão da Avenida Beira-Mar para evitar a circulação de pessoas durante o isolamento social e desestimular a prática de atividades físicas na área. As grades foram instaladas a cada 200 metros, desde o Náutico até o Mercado dos Peixes. 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, também por nota, que equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionadas, na manhã deste domingo, para dispersar pessoas que estavam descumprindo o decreto de isolamento
social na Praia de Iracema – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza.

De acordo com os militares, as pessoas foram abordadas e orientadas sobre as medidas que têm o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). O patrulhamento na região segue e conta com uma base de fiscalização da Polícia Militar do Ceará. 

 

Coronavírus

O número de pacientes com o novo coronavírus subiu para 76.648 neste domingo (14), com 4.859 mortes, segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atualizada às 9h43. Em relação ao último boletim divulgado na noite deste sábado (13), são 17 casos a mais, com o acréscimo de seis óbitos.

Nas últimas 24 horas, segundo a plataforma, foram confirmados dois óbitos no Ceará.

São 30.390 diagnósticos positivos da doença em Fortaleza, que detém a maior incidência dos casos no Ceará. Na Capital, 2.851 pessoas morreram com a Covid-19, segundo os dados do boletim mais recente.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados