Após incêndio, TJCE continuará atividades em trabalho remoto, diz presidente do órgão

Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira se reúne com equipe na tarde desta segunda-feira (6) para tratar da reconstrução do que foi perdido

Escrito por Redação ,
Incêndio no TJCE
Legenda: Prédio do TJCE sofre incêndio nesta segunda-feira (6)
Foto: Ascom / Corpo de Bombeiros

Após incêndio que atingiu o prédio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nesta segunda-feira (6), a presidente do órgão, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, disse em comunicado por vídeo que todas as atividades continuarão de forma remota

A desembargadora também afirma que todo o acervo processual do Tribunal de Justiça foi preservado. 

Veja também

"Quero aqui repassar a todos os cearenses de que o nosso acervo processual está preservado, nossas atividades continuarão acontecendo no formato remoto, e agora mesmo a tarde irei ter uma reunião com toda a minha equipe para que possamos trabalhar a reconstrução da nossa instituição", diz. 

A magistrada agradece, ainda, o apoio do governador Camilo Santana e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que estiveram no local. 

"Agradeço as mensagens de solidariedade, e seguiremos firmes e fortes e dentro em breve tudo estará sanado", disse.

Defesa Civil interdita prédio

Ainda nesta segunda-feira (6), a Defesa Civil de Fortaleza interditou o prédio do TJCE após detectar risco de desabamento da estrutura física. Os agentes do órgão constataram os danos de forma preliminar a olho nu. No entanto, ainda serão feitos uma vistoria e um relatório técnico mediante a conclusão do trabalho do Corpo de Bombeiros. 

O fogo na sede do Poder Judiciário Estadual, que fica no Centro Administrativo do Cambeba, começou por volta das 4h desta segunda-feira (6), quando apenas vigilantes estavam em expediente. As chamas iniciaram no setor de almoxarifado, no térreo, e se espalharam por dois andares. 

O Corpo de Bombeiros montou uma força-tarefa para debelar o incêndio com cerca de 60 homens distribuídos em cinco caminhões Auto Bombas Tanques e Salvamento (ABTS), três guarnições de busca e salvamento, duas ambulâncias de atendimento pré-hospitalar e um caminhão pipa. Uma escada mecânica Magirus M42L-AS também auxilia os trabalhos da corporação.

Danos

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Ronaldo Araújo, a área administrativa do TJCE foi a mais afetada pelo fogo. "A parte [da estrutura do local que armazena] de papel, arquivos, é bem reduzida, e os registros ficam em outro setor que não teve problema com o incêndio".

Durante visita ao Tribunal, onde acompanhou o trabalho operacional do Corpo de Bombeiros, o governador Camilo Santana esclareceu que "não houve prejuízo processual porque todos os processos hoje estão digitalizados". 

A presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e outros gestores do órgão também acompanharam o andamento do trabalho dos bombeiros. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.