A fiscalização será intensificada em estabelecimentos comerciais que vendem pescados, nesta Semana Santa, para coibir o descumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, em Fortaleza.
Os mercados de peixes localizados em bairros como Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Messejana e Mucuripe serão controlados pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e Guarda Municipal.
No Mucuripe, já há uma estrutura com grades na faixa de areia para evitar aglomerações.
No período, também haverá blitze educativas na modalidade volante — que migrarão para mais de um ponto durante a fiscalização — para impedir a circulação de pessoas nas ruas, conforme prevê o decreto de isolamento social rígido.
Durante transmissão ao vivo na tarde desta quarta-feira (31), o superintendente adjunto da Agefis, Neuvanir Vasconcelos, reforçou a necessidade de respeitar o lockdown.
"É um feriado tradicional e a procura por pescados aumenta muito nesse período. Já pensando no momento que estamos vivendo, vamos intensificar ainda mais a fiscalização nesses pontos”, disse, destacando que esse será um trabalho preventivo.
Os agentes estarão orientando para o distanciamento entre os consumidores nas filas e distribuindo máscaras de proteção.
O secretário da Segurança Cidadã do município, coronel Eduardo Holanda, acrescentou que também serão necessários cuidados para evitar aglomerações nas filas de vacinação contra a Covid-19, reforçando o pedido da secretária da Saúde do Município, Ana Estela Leite.