Equipamentos públicos de Fortaleza foram fechados no fim da tarde desta quinta-feira (18), primeiro dia de validade do novo decreto de isolamento social que determinou "toque de recolher" no Ceará.
A determinação é que os espaços de uso comum para a população sejam fechados a partir das 17h, podendo abrir novamente às 5h do dia seguinte.
O repórter fotográfico Thiago Gadelha acompanhou o início da medida na Capital. Na Beira Mar, no Parque do Cocó e na Praça Luíza Távora, na Aldeota, policiais militares e equipes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) orientaram frequentadores sobre o decreto e a necessidade de esvaziamento dos espaços.
Veja imagens
PMs orientavam ciclistas e pedestres no Parque do Cocó sobre as novas medidas, por volta das 17h30.
Na Praça Luiza Távora, foi fixado um aviso escrito "Em atendimento ao Decreto nº 33.936, de 17/02/2021, informamos que está proibida a circulação (exceto em deslocamento para atividades essenciais) e permanência nesta praça das 17h às 5h). As determinações valem até o próximo dia 28 de fevereiro".
A Luiza Távora ficou vazia no fim da tarde.
Beira Mar registra lotação em horário de fechamento
Por volta das 18h30, a Beira Mar ainda registrava movimentação de frequentadores e comerciantes. A Polícia Militar está no local informando que o comércio precisa ser fechado e que as pessoas precisam se dispersar do local.
Calçadão lotado após horário que determina que espaços do tipo sejam esvaziados.
O que diz o decreto
Das 17h às 5h, durante todos os dias da semana, fica proibida a utilização dos seguintes espaços em todos os 184 municípios cearenses:
- Praias
- Calçadões
- "Areninhas"
- Praças