A Copa Libertadores também vai parar durante a Copa do Mundo de 2027. A Conmebol anunciou, nesta terça-feira (25), o calendário das três principais competições da entidade prevendo a disputa do futebol feminino que será realizada pela primeira vez num país da América do Sul, o Brasil.
Assim, as três principais disputas da Conmebol - Libertadores, Sul-Americana e Recopa de 2027 - tiveram o calendário adaptado. Nos dias 20 e 27 de novamebro serão disputadas as finais da Glória Eterna e da Sula. A primeira será em Assunção, no Paraguai, e a segunda vai ocorrer em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Com as datas definidas, a CBF vai elaborar o próprio calendário e definir os dias de paralisação dos campeonatos. Vão paralisar as Séries A e B do Brasileiro e a Copa do Brasil nos dois naipes.
A Copa do Mundo feminina terá início no dia 24 de junho e a final está marcada para o dia 25 de julho. As duas partidas serão no Maracanã, no Rio de Janeiro. A Fifa confirmou a data do sorteio da fase de grupos, que será realizada em 11 de setembro deste ano. Ao todo, 32 seleções vão participar do Mundial no Brasil. Oito cidades vão receber jogos da disputa: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Copa Libertadores
- 1ª fase: 3 e 10 de fevereiro
- 2ª fase: 17 e 24 de fevereiro
- 3ª fase: 3 e 10 de março
- Fase de grupos: 7 de abril a 26 de maio
- Oitavas de final: 11 e 18 de agosto
- Quartas de final: 8 e 15 de setembro
- Semifinais: 13 e 20 de outubro
- Final: 27 de novembro
Copa Sul-Americana
- 1ª fase: 3 e 10 de março
- Fase de grupos: 7 de abril a 26 de maio
- Playoffs: 21 e 28 de julho
- Oitavas de final: 11 e 18 de agosto
- Quartas de final: 8 e 15 de setembro
- Semifinais: 13 e 20 de outubro
- Final: 20 de novembro
Recopa Sul-Americana
- Ida: 17 de fevereiro
- Volta: 24 de fevereiro
Datas Fifa
- 22 a 30 de março
- 07 a 15 junho
- 20 de setembro a 5 de outubro
- 8 a 16 de novembro
VEJA A NOTA DA CONMEBOL:
A Diretoria de Competições e Operações da CONMEBOL divulgou o calendário completo da temporada 2027 da CONMEBOL Libertadores, da CONMEBOL Sul-Americana e da CONMEBOL Recopa 2027, aprovados durante o Conselho da CONMEBOL, realizado nesta terça-feira, 25 de agosto de 2026.
Tudo começará no mês de fevereiro na busca pela Glória Eterna, enquanto a corrida pela Grande Conquista terá início em março.
Como novidade para a temporada 2027, a CONMEBOL Sul-Americana modificará o formato da sua Fase 1, que será disputada em confrontos de ida e volta. Desta forma, a classificação para a fase seguinte não será mais decidida em jogo único, como nas edições anteriores.
Os torneios de clubes mais importantes da América do Sul, a CONMEBOL Sul-Americana e a CONMEBOL Libertadores, terão suas finais nos dias 20 e 27 de novembro, respectivamente. O jogo de ida da CONMEBOL Recopa será realizado em 17 de fevereiro, e a volta no dia 24 do mesmo mês.