Ceará e Fortaleza são top 10 de público do Brasileirão em junho; veja ranking

Campeonato deste ano chegou aos 3 milhões de torcedores até a 15ª rodada

Legenda: Ceará e Fortaleza estão no top 10 de público do Brasileirão 2022 em junho.
Foto: Thiago Gadelha/SVM

O Campeonato Brasileiro 2022 vem se consolidando como sucesso de bilheteria. Somando todos os jogos da competição até a 15ª rodada, o número de torcedores nos estádios superou 3 milhões, com média superior a 20 mil pagantes por jogo. Um recorde. Vitrine dos times nacionais, a competição ostenta arenas cheias, média de público crescente e fidelização das torcidas. 

O programa de sócio-torcedor ajuda a manter viva a tradição de casa cheia dos times nordestinos em Campeonatos Brasileiros. Únicos representantes da região na Série A, Ceará e Fortaleza também fazem da Arena Castelão o seu caldeirão. Há ações que trabalham a fidelização dos torcedores, de modo a fazer com que rivais se destaquem pela disputa na liderança do quadro. 

O Fortaleza, por exemplo, cresceu em mais de 43% desde janeiro, motivado pelas campanhas do ano passado e pela presença das disputas sul-americanas. Sérgio Portela, gerente do programa de sócios do clube, ressalta a importância do projeto para a geração de receitas ao clube.

"Os números são expressivos, mas o nosso maior desafio é manter essa base de fãs para conseguir crescer cada vez mais. Para isso, sempre buscamos oferecer experiências personalizadas aos frequentadores do Castelão, como promoções em datas esporádicas, camarotes exclusivos e fan fests antes das partidas", diz o executivo.

No clássico cearense, válido pela 3ª rodada do Brasileirão, as exposições dos patrocinadores saíram dos gramados e migraram para as arquibancadas. Na entrada dos times em campo, a torcida do Fortaleza exibiu um mosaico de apoio ao time. Além do mascote do clube, a arte tinha o logo do galera.bet, empresa do ramo de apostas.

"Em nosso portfólio, temos diversas torcidas organizadas, que fazem festa e ressaltam a identidade do futebol brasileiro. É uma parceria benéfica para ambas as partes. Durante o torneio, temos outras iniciativas programadas para ressaltar essa paixão pelo futebol, que também fala muito sobre o que é a empresa", conta Asher Yonaci, CEO da companhia.

Veja o ranking de junho:

1° lugar - Atlético-MG: 125.500
2° lugar - Corinthians: 116.000
3° lugar - Internacional: 96.400
4° lugar - Flamengo: 69.248
5° lugar - Palmeiras: 65.770
6° lugar - Cruzeiro: 60.700
7° lugar - Grêmio: 60.600
8° lugar - Vasco: 55.444
9° lugar - Ceará: 47.384
10° lugar - Fortaleza: 43.421

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HISTÓRICO DE PÚBLICO

No Brasileirão, a edição de 1983 foi a que alcançou a melhor marca de público (22.953 pagantes por duelo). Naquele ano, a partida final aconteceu no Maracanã e terminou com o Flamengo campeão e o Santos, vice. O público daquela partida registrou o recorde do torneio com 155.523 pessoas. Os estádios não comportam mais tanta gente assim, a média é de 45 mil lugares, exceto para estádios como Maracanã e Mineirão, que chegam a 70 mil ou mais torcedores.

No meio da tabela de classificação, o time da Gávea é um dos responsáveis pela alta frequência nas arenas em 2022. O time lidera a disputa nas arquibancadas com média de público de 54.599 pessoas. No cômputo geral, o clube arrastou mais de 380 mil torcedores aos estádios desde o início do Estadual desta temporada.

O Corinthians tem quase 37 mil pessoas de média. Ao lado do Fla, joga a conta lá para cima. O Palmeiras vem logo atrás com 33.465 fãs por partida. Já no Morumbi, a cada jogo, 28.030 são-paulinos acompanham o desempenho do São Paulo de Rogério Ceni. O estádio também é um desses de concepções antigas, com mais lugares. Fechando a lista dos clubes grandes de São Paulo, o Santos tem a 13ª melhor média do Brasileirão, com 12.924 presentes. A Vila tem capacidade de 15 mil, mas o time já faz partidas em Barueri, por exemplo, que leva mais de 20 mil ao estádio. Tenta se acertar para jogar também no Canindé.

A implantação e o aperfeiçoamento dos programas de sócio-torcedor é o carro-chefe desse processo. Em tempos de retorno do público com a vacinação contra a covid-19, os clubes foram atrás de vantagens e promoções para aproximar o torcedor do estádio. Departamentos inteiros de marketing se desdobram para atrair os torcedores. O clube ganha com a mensalidade. O Avanti, do Palmeiras, por exemplo, oferece até cinco planos, com preços que vão de R$ 17,99 até R$ 259,99.

No São Paulo, as vantagens vão desde a compra de ingressos, com descontos, até um tour pelo estádio. "A renda do programa é revertida para o futebol e a venda antecipada de ingressos pode dar um desconto de até 50%, visitas ao estádio e também ao CT, encontro com atletas e até eventos de integração dos sócios com promoção de torneios de tênis de mesa, poker, entre outras ações", explica Anna Canella, analista de marketing do clube. "Para os torcedores que moram fora da capital, os valores do plano podem sair até pela metade do valor habitual em função da frequência ser bem menor."

O Palmeiras também aposta na cumplicidade do torcedor para fazer do Allianz Parque um caldeirão. De acordo com o clube, a média de público, que gira em torno dos 30 mil palmeirenses no ano, se manteve mesmo diante da instável situação econômica que o Brasil atravessa e da pandemia. Isso tem a ver com a fase do Palmeiras e as conquistas recentes, como o bi da Libertadores. O mesmo fenômeno se observa com o Atlético-MG.

Ainda segundo a assessoria do Palmeiras, a maioria dos jogos deste ano teve redução no tíquete médio dos ingressos para quem é sócio-torcedor se comparado com valores praticados antes da pandemia. Atualmente, o número de filiados do programa bate na casa dos 74 mil.

O Internacional segue a tendência de aposta em ações com o torcedor. Segundo Victor Grunberg, vice-presidente de Administração e Patrimônio do clube, a equipe quer focar nessa iniciativa. "O Inter foi o primeiro clube do Brasil a bater a marca dos 100 mil sócios. Queremos retomar isso. No Rio Grande do Sul, a torcida é dividida praticamente na metade com o Grêmio. O programa ajuda a fidelizar o torcedor. Ganhamos uma renda fixa mensal e a gente vê na comunidade gaúcha o orgulho do torcedor de ser associado ao grande clube da cidade", provoca.

O aumento no quadro de sócios em mais de 45% neste ano também se deve ao investimento nessa prática. Esse é o caso do Avaí. A equipe se destaca pela presença dos inscritos no programa dos jogos na Ressacada. Na partida contra o América-MG, que marcou sua reestreia na Série A, mais de 94% do público pagante era assinante do "Sempre Avaí". "O crescimento do programa é uma das prioridades da gestão. Desde que assumimos, conseguimos atingir a marca de 10 mil apoiadores. Além da importância financeira, a fidelização é importante para aumentar a força nos jogos dentro de casa e atingir os nossos objetivos na primeira divisão", ressalta Júlio Heerdt, presidente do clube

Ocupando a posição intermediária na classificação, o Avaí apresenta média de público de quase 10 mil torcedores. O empate de 2 a 2 com o Palmeiras na Ressacada registrou o seu melhor público na competição: 15.233 pagantes.

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