O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, de 82 anos, o Pelé, publicou uma nota para tranquilizar e agradecer o apoio dos fãs, neste sábado (3), no Instagram. O ex-atleta está internado com uma infecção respiratória, mas o quadro de saúde é estável.
"Meus amigos, eu quero manter todos tranquilos e com o pensamento positivo. Estou forte, com muita esperança e sigo meu tratamento como sempre. Quero agradecer a toda equipe médica e de enfermagem, por todo zelo que tenho recebido", iniciou.
"Eu tenho muita fé em Deus e cada mensagem de amor que recebo de vocês, vindas mundo inteiro, me mantém cheio de energias. E assistir o Brasil na Copa do Mundo também!", finalizou.
Tratamento
Na terça-feira (29), Pelé tinha sido internado para uma reavaliação do tratamento contra um câncer no cólon, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Conforme divulgado na sexta (2) pela unidade hospitalar, o rei do futebol reage bem aos antibióticos para combater a infecção respiratória. Neste sábado, os médicos reiteraram que o quadro segue estável.
"Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h", informa o comunicado.
O boletim foi assinado pelo dr. Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista no Hospital Israelita Albert Einstein; dr. Rene Gansl, oncologista no hospital, e dr. Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico e serviços hospitalares da instituição.
Quimioterapia
Divulgado neste sábado (3), o boletim médico não menciona suposta dificuldade do ex-atleta em relação ao tratamento de quimioterapia. Segundo a Folha de S. Paulo, o Pelé não estaria mais respondendo à quimioterapia, procedimento iniciado em setembro de 2021.
No início deste ano, foram constatadas metástases no pulmão, fígado e no intestino. Contudo, conforme o jornal, o tratamento quimioterápico foi suspenso e o "rei do futebol" está sob cuidados paliativos para aliviar as dores.
O que são cuidados paliativos?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos são a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares.
Dentre as medidas, estão a prevenção e alívio do sofrimento. A abordagem é comum em pacientes portadores de câncer em fase avançada.
Quantas Copas Pelé participou?
Pela Seleção Brasileira (de 1957 a 1971), Pelé disputou 113 jogos, com 95 gols marcados. Com Pelé em campo, a Seleção venceu 84 vezes, com 15 empates e 14 derrotas.
O Rei do futebol ganhou 10 títulos com a Seleção Brasileira: Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970), Copa Roca (1957 e 1963), Taça do Atlântico (1960), Taça Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968) e Taça Bernardo O'Higgins (1959).