A Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepa) do Governo do Estado, promove uma ação para a castração gratuita de cães e gatos até o próximo domingo (20). A ação é realizada no Campus do Pici, por meio do Pet Ceará Móvel.
A iniciativa conta com a participação de voluntários dos grupos de proteção animal União Felina, Animais Universitários e Animais do Porangabuçu. A expectativa é que sejam castrados até 100 gatos e 40 cachorros ao fim do processo.
Os primeiros dois dias da ação são para submeter os cães a exames de sangue para, com indicação clínica, os animais serem castrados no fim de semana. A castração dos gatos, por outro lado, teve início já nesta quinta.
Mapeamento de animais no entorno do campus
O professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, coordenador de Educação Ambiental da UFC, antecipou que foi feito um mapeamento prévio dos animais do entorno do Pici: "Um dos grupos de proteção tem todo um mapeamento das comunidades próximas ao campus e visitou as unidades familiares para informar sobre a oferta do serviço".
"Esse momento é muito importante, porque trazemos nosso Pet Ceará Móvel, que faz serviços de consulta, castração, encoleiramento e vacina, mas a gente traz para dentro da universidade para, além de atender animais tutorados, atender os que não têm donos, que vivem no campus e que também precisam de atenção e cuidado", entende o titular da Sepa, Davi Andrade Rattacaso.
Serviço
Castração de cães e gatos no Pici
Local: bloco de Zootecnia do campus do Pici (Av. Mister Hull, 2977, bloco 808)
Período: até domingo (20)
Mais informações: Secretaria de Meio Ambiente da UFC (Telefone: 85 3366-9542)