O personagem Caíque, interpretado por Thiago Fragoso na novela 'Travessia', virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na noite dessa quinta-feira (15) ao revelar que não sente atração sexual pela namorada, Leonor, interpretada por Vanessa Giácomo. Em diversos comentários, internautas questionaram a sexualidade de Caíque, levantando debate sobre a assexualidade.
O tema já havia sido citado pela autora Glória Perez anteriormente, previsto na trama do folhetim. Além de Caíque, Rudá (Guilherme Cabral) também deve descobrir a assexualidade ao longo da novela e, até então, é importunado pelo padrasto Moretti (Rodrigo Lombardi) para encontrar uma namorada.
Em meio às discussões, muitos chegaram a citar o termo "assexuado", que não está correto. A palavra que deve ser utilizada para definir pessoas inclusas no espectro da assexualidade são chamadas de assexuais.
O que é assexualidade?
Conforme a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, a assexualidade é uma orientação sexual que designa uma pessoa que não sente ou sente pouca atração sexual por outras pessoas e que pode ou não praticar atividades sexuais.
Segundo a Asexual Visibility and Education Network (Rede de Educação e Visibilidade Assexual), dentro do espectro da assexualidade, outras subclassificações são existentes.
São elas:
- Romântico
- Arromântico
- Lithromântico
- Gray-a
- Demirromântico
O assexual romântico não tem interesse na prática sexual, mas pode apresentar interesse romântico. Nesse caso, podem ser heteroromânticos ou homoromânticos, com interesse por pessoas de outro sexo ou do mesmo sexo, respectivamente.
O assexual arromântico, no entanto, não sente atração romântica. Já o lithromântico pode se apaixonar, mas costuma ter o sentimento de forma platônica e idealizada.
No caso dos demissexuais, a atração sexual só costuma ocorrer quando há algum tipo de conexão de sentimento, enquanto os Gray-a podem sentir em momentos específicos.