Justiça nega pedido de soltura de ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana, suspeita de envolvimento com o PCC

Ela é investigada pelos crimes de lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito e participação em organização criminosa

Escrito por

Ex-bailarina do Faustão é denunciada formalmente pelo MPRN por lavagem de dinheiro para o tráfico

Natacha Horana está presa desde o dia 14 de novembro na Cadeia Pública Feminina de Franco da Rocha, em São Paulo

Escrito por

A denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) contra a ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana, foi formalizada, segundo informações do portal Leo Dias. Investigada na Operação Argento, da Polícia Federal, ela segue presa desde o dia 14 de novembro, em São Paulo, e é acusada de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, comandado por Valdeci Alves dos Santos, conhecido como "Prateado". 

Conforme documento obtido pela publicação do colunista, Natacha teria sido denunciada 26 vezes por envolvimento nos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A ex-bailarina é implicada como integrante de uma rede responsável por movimentar recursos milionários por meio de contas bancárias e bens de luxo. Atualmente, ela segue presa na Cadeia Pública Feminina de Franco da Rocha, em São Paulo. 

Investigações sobre lavagem de dinheiro

Ainda conforme o portal, as investigações apontam que Natacha possuía papel ativo no gerenciamento de patrimônio da organização. Ela, inclusive, teria utilizado o próprio nome em registros de imóveis e transações financeiras para ocultar origem criminosa dos valores. 

Promotores reforçam que a conexão de Natacha com Valdeci fazia parte de uma estrutura sistemática de lavagem de dinheiro, sistema esse em que outros membros da organização participavam.

Segundo alguns documentos apreendidos, os bens registrados no nome da ex-bailarina eram referentes a períodos em que ela não tinha renda declarada compatível. Dessa forma, a suspeita é de que ela atuaria como "laranja" do esquema.

Outro ponto citado no processo é o histórico de transações suspeitas associadas a Natacha. Segundo MPRN, a dançarina teria participado de um sistema estabelecido para repassar os recursos do tráfico de drogas para familiares e associados de Valdeci.

A Justiça negou o habeas corpus (HC) de Natacha Horana, influenciadora digital e ex-bailarina do Faustão, investigada por participação no crime organizado. A decisão foi proferida pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, nesta terça-feira (31).

As informações são do portal Metrópoles. Com a manutenção da prisão preventiva, ela continuará presa na Cadeia Pública Feminina de Franco da Rocha, em São Paulo. 

"Além de manter relação com homem apontado como um dos principais líderes do PCC, apresentou movimentação suspeita de mais de R$ 15 milhões entre 2014 e 2024. Ela também teria recebido valores suspeitos na conta de sua empresa”, diz trecho da decisão.

Horana, que foi presa em 14 de novembro último, é investigada pelos crimes de lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito e participação em organização criminosa.

Prisão de Natacha Horana 

Durante a prisão, a polícia afirma ter apreendido R$ 119.650 reais em dinheiro, um carro de luxo e bolsas, onde as notas foram encontradas.

Também foram apreendidos quatro celulares, um notebook, duas câmeras fotográficas, dois relógios, um colar, um HD externo, e diversos documentos. 

A defesa da dançarina alega que a prisão dela é abusiva e injusta. Segundo o comunicado, Natacha foi presa porque há anos conheceu uma pessoa envolvida na investigação.

"A defesa da modelo e bailarina Natacha Horana Silva esclarece que, de forma abusiva e injustificada, ela acabou sendo injustamente envolvida em investigação apenas porque, anos atrás, acabou conhecendo uma das pessoas investigadas. Conforme se demonstrou no processo, sua menção e prisão foi um equívoco porque ela jamais praticou qualquer ato ilícito, direto, indireto ou colaborativo", disse comunicado no dia da prisão. 

. >> Acesse nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias. 

Quem é Natacha Horana

Natacha Horana, de 33 anos, é ex-bailarina do Faustão e trabalhou com o apresentador entre os anos de 2015 e 2022, na TV Globo e na Band.  

A influenciadora já foi musa da Unidos de Vila Isabel no Carnaval 2024 e também já saiu na Gaviões da Fiel em São Paulo e Mocidade Independente de Padre Miguel, segundo informação da Quem

Natacha foi presa pela Polícia Civil de São Paulo em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte. 

Histórico de polêmicas de Natacha Horana 

Essa não é a primeira vez que Natacha é presa. Em julho de 2020, no auge da pandemia da Covid-19, ela foi detida durante uma festa em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Ela se envolveu numa confusão com agentes da Guarda Municipal e foi algemada. Na época, quando ainda trabalhava com Faustão, ela negou a confusão e tentativa de agressão. A bailarina chegou a ficar um tempo afastada do dominical, mas retornou.

Em janeiro de 2023, a influenciadora foi resgatada de uma lancha em chamas. Ela estava em uma embarcação que pegou fogo durante um passeio em Fernando de Noronha (PE). Segundo Natacha, o barco era alugado e começou a incendiar logo no início do passeio.

Ela estava com duas amigas e, após o resgate, todas foram encaminhadas ao hospital por inalarem muita fumaça.

Já em julho do mesmo ano, durante participação no podcast "FamaCast", Natacha afirmou que outras bailarinas do Faustão fizeram um abaixo-assinado para retirá-la do balé.

Ela contou que o apresentador ficou sabendo da pretensão das outras dançarinas: "Uma vez, eu contei para ele. Isso depois de muitos anos. Ele falou: "Isso acontece, inveja, você é maravilhosa. Bola para frente e você está aqui', teria dito o apresentador, segundo Natacha.