A única filha de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira, de 90 anos, desfilou na escola de samba Imperatriz Leopoldinense, consagrada campeã do Carnaval carioca nesta quarta-feira (22).
Com o enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarda", a agremiação transformou a história de Lampião em samba.
O carnavalesco da escola, Leandro Vieira, se inspirou em cordéis que contam a chegada e a trajetória do cangaceiro. Expedita desfilou na avenida em um carro que trouxe uma figura gigante do pai.
Ela foi convidada por Leandro para participar da homenagem ao cangaceiro. Ela mora em Sergipe e visitou a escola de samba no começo do ano, segundo o portal g1.
Filhos, netos e amigos de Expedita também desfilaram na Imperatriz, em vários setores da escola.
No sábado (18), a 'herdeira de Lampião' desfilou na Mancha Verde, escola do Grupo Especial de São Paulo. A agremiação homenageou o cangaceiro e o xaxado.
Filha de cangaceiros
Expedita nasceu em 1932, cinco anos antes da morte dos pais. Ela foi criada até seus oito anos por um casal de vaqueiros amigos de Lampião. Depois, passou a morar com o tio João Ferreira.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em 2000, Expedida contou que foi criada sabendo que os cangaceiros eram seus pais. Ela é a única filha reconhecida de Lampião e Maria Bonita.