Emílio Surita se envolveu em uma polêmica na última terça-feira (23), após imitar um apresentador da GloboNews e fazer piadas homofóbicas durante o programa Pânico, da Jovem Pan News.
Surita imitou o âncora Marcelo Cosme, que é gay assumido, enquanto caminhava pelo estúdio. "Vou assim, andando gostosamente, bem Caetano Veloso, bem GloboNews. Como é que chama aquele cara que faz aquele programa à noite, o simpático?", perguntou, de forma debochada, aos colegas da atração. Estes citaram prontamente o nome de Marcelo Cosme.
A Jovem Pan se pronunciou por meio de nota após o vídeo repercutir de maneira negativa nas redes sociais. Para a emissora, as falas homofóbicas foram "uma brincadeira infeliz".
"A Jovem Pan pede sinceras desculpas pelo ocorrido na edição de terça-feira, 23 de julho, do Pânico. O programa fez uma brincadeira muito infeliz citando o nome de Marcelo Cosme. Todavia, a atração não teve nenhuma intenção de discriminar o profissional em questão. De toda forma, nos comprometemos a não repetir mais o tratamento descortês ocorrido ontem. A Jovem Pan lamenta o ocorrido e deixa registrado sua admiração pelo trabalho de Marcelo Cosme", disseram no comunicado.
Famosos e instituições demonstraram apoio ao âncora
A situação gerou revolta nas redes sociais. Famosos e ONGs de apoio e acolhimento ao público LGTQIAPN+ demonstraram solidariedade ao que aconteceu com o jornalista.
Déa Lúcia, mãe do ator Paulo Gustavo, demonstrou indignação e pediu por mais respeito. "Estou muito indignada ao ver meu querido amigo Marcelo Cosme sendo alvo de ataques homofóbicos na televisão. A homofobia é inaceitável e não tem lugar na nossa sociedade. Quero deixar claro que estamos ao lado do meu amigo neste momento difícil. Todos nós merecemos respeito", disse ao defender Marcelo Cosme em um vídeo que postou em seu Instagram.
O âncora agradeceu o apoio de Déa por meio de um comentário na rede social, "Amo a senhora. Muito obrigado. A senhora e seus filhos são exemplos para todos nós".
Outro famoso que saiu em defesa de Marcelo foi o ator Carmo Dalla Vecchia, enfatizando que homofobia é crime, ao qual Cosme também agradeceu pelas redes.
Apesar de ainda não ter postado nenhum pronunciamento sobre o assunto em suas redes sociais, Marcelo Cosme agradeceu todo o apoio que está recebendo e compartilhou em seus stories do Instagram mensagens de carinho de amigos, colegas de profissão e famosos.