O ator e produtor Alec Baldwin foi informado pelo diretor assistente do filme ‘Rust’, Dave Halls, pouco antes de acontecer a tragédia que, nesta quinta-feira (21), matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, que a arma que ele iria usar na gravação da cena do longa estava segura.
As informações estão em um pedido de busca e apreensão autorizado pela Justiça de Santa Fé, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (22).
Segundo a BBC News, que teve acesso ao pedido judicial, Halls não sabia que a arma estava carregada com munição de verdade e teria gritado “arma fria!” antes de entregar a Baldwin.
Tanto a arma quanto o figurino de Baldwin, que ficou manchado de sangue, e outros objetos do set de filmagem foram confiscados como prova. Ainda ninguém foi acusado de crime.
A tragédia
Durante as gravações de uma cena de ‘Rust’, um longa de faroeste, Baldwin, que interpreta o protagonista e é coprodutor da obra, efetuou um disparo de uma arma que deveria ser cinematográfica, “segura”, mas que estava carregada e acabou atingindo Halyna Hutchins e o diretor do filme, Joel Souza.
Souza foi atingido no ombro, mas conseguiu sobreviver após atendimento hospitalar. Halyna chegou a passar por uma cirurgia no estômago, mas não teve a mesma sorte e morreu.