Alunos da rede pública criam canudo ecológico a partir da cana-de-açúcar no Interior

A matéria-prima é muito abundante na região e a produção contou com materiais que os estudantes ou a escola já possuíam. A ideia é desenvolvida ao mesmo tempo em que um Projeto de Lei para proibir a comercialização de canudos plásticos em todo o Ceará tramita na AL.

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
Crianças criam canudos sustentáveis em Carnaubal
Legenda: Com apenas um "pendão" é possível produzir seis canudos biodegradáveis de 20 cm cada. Após a devida higienização, o material pode ser utilizado.
Foto: Vinícios de Morais Tavares

Uma estimativa do Instituto Akatu, ONG que estimula o consumo consciente, mostra que se os canudos de plástico consumidos no Brasil em um ano fossem empilhados daria para construir um muro de 2,10 metros de altura e 45 mil quilômetros de extensão, o suficiente para dar uma volta completa na Terra. Foi pensando em reduzir os impactos ambientais que alunos da rede pública de Carnaubal, no interior do Estado, desenvolveram um canudo ecológico e sustentável a partir da cana-de-açúcar.

O incentivo veio de Gilvânia Medeiros, professora de Biologia e gestora na Escola de Ensino Fundamental Cosme Rodrigues de Sousa. “Quisemos dar uma solução viável, simples e sustentável. Pensamos em várias alternativas usando plantas da região e a que encontramos foi a cana-de-açúcar. Ela é perfeita”, conta. Após isso, os alunos Antônio Robson do Carmo, Rafael França e Kaic Gomes, hoje no 9º ano, se empenharam em desenvolver o canudo natural.

Vinícios de Morais Tavares interior do Estado
Legenda: A principal vantagem dos canudos feitos da flor da cana-de-açúcar é ter um menor tempo de decomposição - entre 3 a 5 meses.
Foto: Vinícios de Morais Tavares

No processo, as flores da cana, conhecidas como pendão (média de 1,20 metros), são cortadas em pedaços de 20 cm e colocadas ao sol por até 15 dias. Depois de limpos, os canudos podem ser usados. “Essa parte da cana, que é coletada durante o corte para venda, era descartada. Agora, ganhou uma grande utilidade”, acrescenta Medeiros. Qualquer pessoa pode coletar a matéria-prima e produzir os canudos em casa, de forma simples e com materiais já disponíveis.

+ Escola usa mototaxistas para entregar atividades a alunos sem acesso à internet.

O projeto foi desenvolvido durante o ano de 2019 e, em dezembro, ficou em 1º lugar na categoria Pesquisa Júnior do Ceará Científico, ação de fomento à pesquisa nas escolas da rede pública cearense. “Quando nosso canudo se decompõe, já fica no solo para adubar”, defende Robson, um dos alunos participantes. “Além de estarmos ajudando o meio ambiente, estávamos nos divertindo, influenciando as pessoas e reaproveitando materiais”, acrescenta Kaic. 

Alunos criam canudo ecológico em Carnaubal
Legenda: “Além de estarmos ajudando o meio ambiente, estávamos nos divertindo" conta Kaic, um dos integrantes do projeto.
Foto: Vinícios de Morais Tavares

Materiais:

  • Cana de açúcar in natura; 
  • Flor completa da cana de açúcar; 
  • Objeto cortante/lâmina; 
  • Régua; 
  • Luvas; e
  • Roupa adequada para coleta.

Meio Ambiente

A principal vantagem dos canudos é ter um menor tempo de decomposição. Enquanto o “tradicional” pode passar “centenas de anos na natureza”, o biosustentável leva entre 3 a 5 meses para se decompor. “Uma vez descartado incorretamente, o plástico chega aos ecossistemas marinhos e terrestres, causando danos aos animais e modificando características naturais. Morrem mais de 100 mil animais marinhos por ano por conta disso”, pontua o engenheiro ambiental, Marcos Vinicius.

13 milhões
Segundo a Organização das Nações Unida (ONU), este é o número de toneladas de plástico que acabam nos oceanos a cada ano.

O especialista acredita, ainda, que os impactos causados pela produção de plástico começam "desde o momento da produção". Os compostos polipropileno e poliestireno, que compõem a maioria dos descartáveis, "são derivados do petróleo, uma fonte não renovável". No ambiente urbano, os canudos podem, também, acumular-se junto a outros resíduos em galerias de esgotamento sanitário, "causando entupimentos e inundações".

Produção de canudos sustentáveis em Carnaubal
Legenda: Durante três meses, a equipe desenvolveu pesquisas bibliográficas e de campo, além de entrevistas com produtores da região.
Foto: Vinícios de Morais Tavares

Segundo ele, projetos como o de Carnaubal são fundamentais para gerar o processo de conscientização na população e nos empreendedores.

"O mais interessante é que se buscou materiais de maior abundância na região, pois cada localidade tem uma realidade diferente da outra e a sustentabilidade deve ser adaptável a cada realidade. Não existe uma fórmula universal".

Projeto de Lei

Desde 2019, tramita na Assembleia Legislativa do Ceará um Projeto de Lei (PL) dos deputados Marcos Sobreira (PDT) e Renato Roseno (Psol) para proibir os canudos plásticos em todo o Estado. Em Fortaleza, uma Lei Municipal com a proibição já está em vigor. “Precisamos ter uma legislação do plástico em geral. Estamos trabalhando uma ideia juntamente com o empresarial para estimular o reúso das embalagens”, analisa o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.

"Somos favoráveis que a legislação, são só no Ceará mas em todo o Brasil, proíba o canudo plástico. Porém, mais importante do que a própria Lei é a sua eficácia. É preciso uma nova mentalidade de consumo. Estamos tentando fazer isso com o Selo Empresa Sustentável, que premia empresas com boas práticas de densenvolvimento sustentável. É uma boa alternativa".

Vinicios concorda com esta visão e afima que a Lei deve ser um passo inicial. "Devemos focar em um processo educacional de mudanças de atitudes e questionamentos sobre nosso modo de vida", aponta. Segundo ele, é preciso criar condições econômicas viáveis para esta produção.

"Quando aparecem alternativas sustentáveis, os valores de aquisição são maiores, como no caso dos canudos “ecológicos” e das sacolas biodegradáveis, que muitas vezes temos que comprar nos supermercados". 

Tramitação

Segundo a assessoria do deputado Renato Roseno, o Projeto de Lei já foi apreciado nas comissões e aprovado, mas duas emendas aguardam votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia. "São urgentes as propostas que buscam auxiliar na mudança de hábitos que prejudicam o meio ambiente. Atualmente, no mercado há opções ambientalmente corretas que podem perfeitamente substituir esse plástico nos canudos", afirma o deputado Renato Roseno. 

A situação das duas emendas persiste desde o final do ano passado. Quando votadas, o texto irá a Plenário. Se aprovado, os estabelecimentos comerciais terão um ano para se adaptar à medida e o descumprimento sujeitará a aplicação de multas.

Experiência

Mesmo não sendo obrigatório, os empreendedores Thiago Mota, do Feed Gastrobar, em Juazeiro do Norte, e Macilene Xavier, sócia-fundadora do Terraço São Bento, localizado no Crato, apostaram na saída ecológica como estratégia de negócio.

Estabelecimentos do Cariri usam canudos sustentáveis
Legenda: Thiago Mota, proprietário do Feed Gastrobar, em Juazeiro do Norte, conta que a opção pelo canudo ecológico, de macarrão, veio desde a criação do negócio.
Foto: Arquivo Pessoal

“O canudo que uso é feito de macarrão, comestível. A gente iniciou em setembro do ano passado e, como nosso público é muito consciente, temos uma boa aceitação”, aponta Thiago. Ainda assim, ele afirma que a opção se baseou em uma visão ecológico que não considera apenas os aspectos econômicos. “Pelos custos, é mais barato ter os canudos de plástico, mas optei por trabalhar com o macarrão para ter essa economia ecológica”. Ao saber do projeto em Carnaubal, o empreendedor se interessou pela ideia.

Já o Terraço São Bento, em Crato, aboliu o plástico em agosto de 2018 e passou a ofertar os canudos biodegradáveis - de papel, macarrão e gelatina. “Sempre nos incomodou muito a quantidade de resíduos plásticos que produzíamos ao final de cada noite de trabalho. Tivemos um aumento no custo, mas, em contrapartida, o meio ambiente teve um ganho enorme”, acrescenta Xavier. "A aceitação por parte dos nossos clientes foi muito boa".

Terraço São Bento, em Crato, aboliu o plástico em agosto de 2018 e passou a ofertar os canudos biodegradáveis - de papel, de macarrão e de gelatina.
Legenda: O Terraço São Bento, em Crato, aboliu o plástico em agosto de 2018 e passou a ofertar os canudos biodegradáveis - de papel, macarrão e gelatina.
Foto: Arquivo Pessoal

Apoio

A urgência pelas iniciativas foi um incentivo a mais para produção dos canudos em Carnaubal. “Aqui na cidade, sugerimos à algumas lanchonetes, que apoiaram e disseram que utilizariam o canudo feito da cana”, conta Medeiros, professora que orientou o projeto. Porém, ela reconhece que não possuem equipamentos e recursos financeiros para patentear a ideia e produzir em larga escala.

"Buscamos, além de divulgar esta excelente ideia, que melhora a nossa vida e a do nosso planeta, torná-la nossa”, finaliza.

Aprenda a fazer em 5 passos:

  1. Realizar a coleta das flores da cana-de-açúcar no ponto adequado - madura;
  2. Averiguar a qualidade do material coletado;
  3. Cortar os pedaços em tamanhos iguais com auxílio de uma régua;
  4. Deixar os canudos ao sol de 10 a 15 dias para desidratá-los;
  5. Fazer a limpeza para, em seguida, empacotá-los para uso.

Produção canudos sustentáveis
Legenda: Segundo a Organização das Nações Unida (ONU), 13 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos a cada ano. Destes, estima-se que 4% sejam de canudos.
Foto: Vinícios de Morais Tavares

Alunos produzem canudos ecológicos em Carnaubal
Legenda: O material foi coletado com a colaboração de dois agricultores da região. O projeto também abordou entrevistas com os produtores.
Foto: Vinícios de Morais Tavares

Canudo ecológico em Carnaubal
Legenda: Participam do projeto a professora Gilvânia Medeiros e os alunos Antônio Robson do Carmo, Rafael França e Kaic Gomes, hoje no 9º ano.
Foto: Vinícios de Morais Tavares

Assuntos Relacionados