Um dos principais destinos turísticos da Região Nordeste, Fortaleza conta com diversas atrações para os visitantes, uma delas é o Zoológico Municipal Sargento Prata. O equipamento de lazer integra o Parque Ecológico do Passaré, que conta ainda com o Horto Florestal Falconete Fialho.
Recentemente, o local passou por uma reforma que, conforme a Prefeitura, trouxe diversas melhorias urbanísticas e de proteção, como o cercamento de toda a área, garantindo a preservação do parque e o acesso de visitantes.
Com mais de 12 mil metros quadrados, o espaço ganhou caramanchões, projeto paisagístico, trilhas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre, em contato com a natureza.
Qual o valor da entrada do zoológico de Fortaleza
O Zoológico Municipal Sargento Prata possui entrada gratuita. Ou seja, os interessados em visitar o local não precisam pagar nada para ter acesso aos serviços ofertados pelo equipamento público, gerenciado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).
Onde fica
Localizado na Av. Prudente Brasil, número 685, bairro Passaré, o zoológico de Fortaleza faz parte do Parque Ambiental do Passaré, espaço que abriga o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Falconete Fialho.
Esse último é um importante equipamento na preservação da flora brasileira. No espaço, são cultivadas 106.845 mudas de 220 espécies vegetais diferentes.
Além de fornecer plantas para compor o paisagismo de ruas e avenidas da cidade, ele também é um local de conhecimento e pesquisa, conforme a Prefeitura de Fortaleza.
Qual ônibus passa no zoológico de Fortaleza
Na Capital, existem três linhas do transporte público nas quais o itinerário contempla o equipamento de lazer, segundo informações da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). São elas:
- 391 - Passará/Parangaba
- 633 - Passaré/Centro
- 655 - Passaré/Messejana
Para utilizar o serviço coletivo, o passageiro precisa desembolsar uma tarifa entre R$ 1,80 (meia estudantil) e R$ 3,90 (inteira) por passagem. Os valores são referentes à janeiro de 2022.
Horário de funcionamento
O Zoológico Municipal Sargento Prata opera de terça-feira a domingo, sempre das 9 horas às 16 horas.
Já o parque, que conta ainda com Horto Municipal Falconete Fialho e pomar, é livre para famílias realizarem visitações e piqueniques. Os interessados devem realizar o agendamento, através do telefone (85) 3105-2001, de segunda a sexta, das 7 às 13 horas.
Quais animais o Zoológico Sargento Prata tem?
Ao todo, o equipamento possui quase 160 animais de 47 espécies diferentes, entre araras, jabutis, jaguatirica, macacos e outros, informou a administração do local.
Eles são provenientes de diversas origens, principalmente, advindos da apreensão por tráfico e resgate de seres feridos ou doentes em vida livre, por meio do trabalho do batalhão da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMAS) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O zoológico conta com uma equipe de funcionários que realiza diariamente a limpeza, manutenção, segurança e cuidado com o acervo vivo do local.
Na equipe técnica, o parque conta com duas veterinárias, um biólogo e estagiários de veterinária e biologia, além dos tratadores de animais, capacitados para o cuidado e manejo diário desses.
Lista de espécies do Zoológico Sargento Prata
- Aperema — Rhinoclemmys punctularia
- Arara-Canindé — Ara ararauna
- Arara-Macao — Ara Macao
- Arara-vermelha — Ara chloropterus
- Ararajuba — Guaruba guarouba
- Avestruz — Struthio camelus
- Cágado-Cabeçudo — Mesoclemmys tuberculata
- Cágado-de-Barbicha — Phrynops geoffroanus
- Carcará — Caracara plancus
- Cateto — Pecari tajacu
- Coruja Buraqueira — Athene cunicularia
- Coruja-Murucututu — Pulsatrix perspicillata
- Cutia — Dasyprocta prymnolopha
- Ema-cinza — Rhea americana
- Falcão-de-Coleira — Falco femoralis
- Gato-do-Mato-Pequeno — Leopardus tigrinus
- Gato-Mourisco — Puma yagouaroundi
- Gavião-Carijó — Rupornis magnirostris
- Gavião-Mariano — Buteogallus meridionalis
- Guaxinim — Procyon cancrivorus
- Jabuti-Piranga — Chelonoidis carbonarius
- Jabutitinga — Chelonoidis denticulata
- Jacaretinga — Caiman crocodilus
- Jaguatirica — Leopardus pardalis
- Jandaia-Verdadeira — Aratinga jandaya
- Jiboia — Boa constrictor
- Macaco-Prego — Sapajus apella
- Maracanã-verdadeira — Primolius maracanã
- Marreca-Caneleira — Dendrocygna bicolor
- Marreca-Viuvinha — Dendrocygna viduata
- Mico-de-Cheiro — Saimiri Collinsi
- Muçuã — Kinosternon scorpioides
- Mutum-de-Penacho — Crax fasciolata
- Onça Parda — Puma concolor
- Ouriço (Porco-Espinho-de-Baturité) — Coendou baturitensis
- Papagaio-Moleiro — Amazona farinosa
- Papagaio-Verdadeiro — Amazona aestiva
- Pato Doméstico — Anas platyrhynchos domesticus
- Periquito-do-Sertão — Eupsittula cactorum
- Píton-Albina — Python reticulatus
- Tamanduá Mirim — Tamandua tetradactyla
- Tartaruga-da-Amazônia — Podocnemis expansa
- Tigre-d’água — Trachemys dorbgni
- Tracajá — Podocnemis unifilis
- Tucano-de-Bico-Preto — Ramphastos vitellinu
- Tucano-Toco — Ramphastos toco
- Urubu-Rei — Sarcoramphus papa
Qual o telefone para contato
É possível entrar em contato com o Parque Ecológico do Passaré, para o agendamento de visitações e piqueniques, pelo número (85) 3105-2001, de segunda a sexta, das 7 horas às 13 horas.
Quais os protocolos com relação à pandemia
Seguindo as determinações de decreto estadual, atualmente, o zoológico não obriga o uso de máscara de proteção no local. No entanto, o parque reforça que há a manutenção de recomendações do uso do equipamento em caso de idosos e pessoas imunossuprimidas, além do distanciamento social, lavagem das mãos e uso de álcool em gel.
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste