Obras para instalar fiação subterrânea em áreas da Desembargador Moreira, Bezerra de Menezes e Varjota serão retomadas

Trechos entre a Praça Portugal e a Beira-Mar serão beneficiados, segundo anúncio do titular da Secretaria da Infraestrutura do Ceará nesta segunda (6)

(Atualizado às 08:58, em 07 de Janeiro de 2025)

Três áreas de Fortaleza devem passar, em breve, por um processo de internalização da fiação de energia elétrica, segundo o titular da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Hélio Winston Leitão, em entrevista nesta segunda-feira (6). 

O gestor explicou, durante reunião com o secretariado do Governo do Estado, que, além da Varjota, serão beneficiadas com a mudança as avenidas Desembargador Moreira e Bezerra de Menezes. Segundo ele, esse projeto é uma das prioridades da gestão e deve ser retomado após um “embaraço” com a Prefeitura de Fortaleza, comandada até o fim de 2024 por José Sarto (PDT).

“Não avançamos em 2024 por falta de parceria da Prefeitura. Íamos iniciar pela Av. Desembargador Moreira, entre a Praça Portugal e a Beira-Mar, mas não avançamos porque a Prefeitura não autorizou”, afirma. 

Conforme o gestor, a Enel executa as obras após a indicação e determinação dos locais pelo Governo do Estado, através do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE). 

“Na Desembargador, a Enel já tinha dado a entrada na documentação junto à Seuma (Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente), e a Seuma não liberou. Só veio liberar no final do ano (2024), depois do dia 25”, lembra. 

Hélio garante que o Governo já notificou a Enel “para dar a ordem de serviço ainda em janeiro”. Ele cita como fator positivo para a retomada das obras o “alinhamento que vamos ter com a Prefeitura de Fortaleza”, agora liderada por Evandro Leitão (PT).

Em nota, a Seuma confirmou que as licenças para as intervenções na Avenida Desembargador Moreira e no Polo Gastronômico da Varjota foram emitidas. "Com isso, a Seinfra já sinalizou que iniciará as intervenções no início de 2025. Já o trecho da avenida Aguanambi será reavaliado, em virtude de a área estar situada em uma Zona de Proteção Ambiental (ZPA)", disse.

Outros locais

Além da Av. Desembargador Moreira, o gestor lembra que o próximo local com processo mais avançado é o bairro Varjota. “Toda aquela fiação do polo gastronômico será internalizada”, assegura.

Outro ponto da capital mencionado por ele é a Avenida Bezerra de Menezes, que atravessa bairros como São Gerardo e Parque Araxá.

“Vamos alinhar também que, em toda obra ou reforma que a Prefeitura for fazer, ela já deixe estrutura para fazer a internalização dos fios, porque é uma vergonha essa fiação”, ressalta Leitão.

O processo de internalização dos fios ganhou mais força em 2020, ainda na gestão de Roberto Claudio. À época, a Prefeitura divulgou que estabeleceu um cronograma com metas para que empresas de energia elétrica, telefonia, internet e similares fizessem a transferência da rede aérea para subterrânea.

Entre os benefícios citados, estão a redução da poluição visual e a menor necessidade de manutenção dos fios. Trechos das avenidas Beira Mar, Dom Luís e Aguanambi também já aplicaram a tecnologia.