Festival Jazz & Blues realiza sua 21ª edição em formato virtual; Evento é tradicional no Carnaval

A programação do evento conta com minicursos, mesas redondas e apresentações de professores e alunos

Esta é uma imagem de Festival Jazz & Blues
Legenda: Dalwton Moura é um dos convidados da mesa "Circuito da Música: Equipamentos, espaços, festivais, editais. Como circular" da 21° edição do festival Jazz & Blues
Foto: Divulgação

Sem foliões nas ruas, o Carnaval será diferente este ano. Apesar das mudanças, algumas tradições da época permanecem iguais. É o caso do Festival Jazz & Blues, que manterá a sua realização durante o período carnavalesco na edição de 2021, mas com uma programação inteiramente virtual. 

São nove minicursos, quatro mesas-redondas, além de apresentações de professores e alunos durante quatro dias de evento, que ocorre entre 8 e 11 de fevereiro. Com exceção das oficinas, que serão fechadas para inscritos, as demais atividades serão transmitidas no canal do Youtube do festival. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 21 e 26 de janeiro pelo site do festival. Na edição "Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2021", serão oferecidos os minicursos de "Guitarra", "Prática de instrumentos de sopros", "Contrabaixo", "Técnica Vocal", "Bateria", "Piano Popular", "Violão Popular", "Harmonia Popular e improvisação" e "Teoria e leitura musical", totalizando 450 vagas.

Já as mesas-redondas foram pensadas para permitir maior alcance e democratização do acesso á cultura. Na 21° edição do festival, serão abordados os temas  “Música na pandemia”, “Circuito da música”, “Direitos autorais e direito dos músicos” e “Aceleração artística e gerenciamento de carreira”.

Outras edições

Desde a primeira edição do Festival Jazz & Blues, em 2000, as atividades do evento são realizadas em Guaramiranga durante os dias de Carnaval. Por conta da pandemia, a 21° edição precisou ocorrer de forma virtual para preservar a segurança e a saúde dos amantes da música.

A 22° edição ainda não tem data definida, mas a expectativa é que no próximo ano o festival seja realizado no formato tradicional, caso o cenário não ofereça mais riscos de transmissão a Covid-19. A programação já conta com shows gravados especialmente para o festival, com atrações locais e nacionais, que serão transmitidos durante os dias de realização do evento. 

Serviço

Festival Jazz & Blues

De 8 a 11 de fevereiro, a partir de 19h, no Youtube. As inscrições estarão abertas entre 21 a 26 de janeiro no site do festival

Mesas redondas

Música na pandemia: reflexão e pensamentos sobre o lugar da música hoje e em um contexto de pós-pandemia

8 de fevereiro, das 19h às 21h,  com Marisa Fonterrada (UNESP) e Luiz Botelho (UFC).

Circuito da Música: Equipamentos, espaços, festivais, editais. Como circular

9 de fevereiro, das 19h às 21h,  com Dalwton Moura, João Wilson e Lenildo Gomes

Direitos autorais e direitos do músico: cachês, couvert, sindicato, OMB

10 de fevereiro, das 19h às 21h,  com Amaudson Ximenes e Felipe Radicetti

Aceleração artística e gerenciamento de carreiras: Plataformas, comunicação, anúncio e impulsionamentos, meios de resistência e divulgação da música

11 de fevereiro, das 19h às 21h,  com Tiago Araripe e Marianna Leporace

 

 

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?