Estação das Artes tem mais de 30% de obras executadas; veja como ficará parte do Centro de Fortaleza

Originalmente, equipamento foi construído em estilo neoclássico, com inspiração em prédios parisienses

Escrito por Redação ,
Equipamento já foi nomeado por  Estação Central
Legenda: Equipamento já foi nomeado por Estação Central
Foto: Divulgação/Secult

Um trecho histórico do Centro de Fortaleza ganha novas formas diariamente. A Estação das Artes — localizada na praça Castro Carreira, popularmente chamada de Praça da Estação — recebe intervenções de modernização desde o ano passado. As obras já alcançaram 32% do plano original. Nesta sexta-feira (13), o governador Camilo Santana divulgou imagens do desenho final do equipamento cultural.

"O equipamento terá quase 67.000 m², sendo construído na área da antiga Estação Ferroviária João Felipe, patrimônio histórico que está sendo modernizado e restaurado, contará com novos prédios e requalificação de todo o entorno, através da interligação com equipamentos como o Passeio Público e a Emcetur", destacou Camilo Santana em redes sociais.
Veja imagens do projeto: 


O complexo cultural, construído em parceria com o município de Fortaleza, irá contar com o Mercado das Artes, a Pinacoteca do Estado, um mercado gastronômico, salas de exposição, biblioteca, museu e sedes da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O empreendimento vai garantir uma importante reocupação do Centro da Cidade, estimular a economia e tornar a arte mais próxima e acessível para a população.

Preservação

Originalmente, a estação foi construída em estilo neoclássico, com inspiração em prédios parisienses. Porém, no decorrer dos anos, o local passou por diversas reformas. Orçada em R$63,7 milhões, a obra tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2021, as intervenções estão sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP). 

Quando finalizada, a Estação das Artes reforçará a valorização de diferentes espaços formadores da identidade cultural de Fortaleza, desde a Praia de Iracema até a Praça José de Alencar, trazendo influências sobre equipamentos relevantes, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Passeio Público, entre outros.

“Essa obra é uma iniciativa do Governo do Estado que, além de valorizar os prédios históricos da Capital, vai contribuir muito para a revitalização e ocupação do Centro. Tanto o Iphan quanto a Secult estão participando ativamente desse processo. Já temos, inclusive, alguns blocos liberados para reforma e demolição, sem falar no trabalho importante de restauração que está sendo feito”, ressalta a diretora de Projetos de Edificações da SOP, Aline Sales.

História

Erguida onde antes havia um cemitério, aproveitando a estrutura da Estrada de Ferro de Baturité (1873), a Estação João Felipe foi inaugurada em 9 de junho de 1880, durante o governo de Dom Pedro II.

O local já teve o nome de Estação Central, contando com estação de passageiros, oficinas, armazém, galpão de material rodante e casa de locomoção. Em 1941, decreto do presidente Getúlio Vargas mudou o nome para Estação Fortaleza. A denominação Estação João Felipe, pela qual o equipamento é conhecido atualmente, ocorreu por outro decreto federal, em 1946.

O tombamento da estação pelo Programa de Preservação do Patrimônio data de 24 de abril de 1980. O tombamento estadual é de 30 de outubro de 1983, pela lei 16.237.

 

Assuntos Relacionados